Emigração

Governo insiste na mistificação

O PCP classifica como uma «hipocrisia» o anúncio da contratação de 35 trabalhadores para a rede consular portuguesa no estrangeiro feito pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, «como se fosse uma medida de longo alcance».
«O secretário de Estado vai ao ponto de declarar que esta medida irá “suprir a generalidade das dificuldades que tínhamos em matéria de pessoal consular”», comenta a Direcção da Organização na Emigração do PCP, lembrando que, no ano passado, o Governo PSD/CDS-PP despediu cerca de 120 trabalhadores, com a não renovação de contratos a prazo.
«Vir agora dizer que a contratação de 35 trabalhadores obedece a critérios de rigor é uma farsa, quando é sabido que o quadro de pessoal dos serviços externos do MNE está a funcionar com menos 20 por cento», especifica a direcção.
O PCP acusa o Governo de «privilegiar a propaganda em vez de dar resposta aos reais problemas relacionados com a rede consular no estrangeiro», adiando as medidas estruturais necessárias no reforço de pessoal, na resposta às necessidades das diversas comunidades portuguesas, no reforço dos serviços consulares e na sua adaptação às novas realidades.
Estas são questões sobejamente conhecidas do Governo e que têm sido comunicadas pelas mais diversas estruturas representativas da nossa diáspora, nomeadamente o Conselho das Comunidades e o Sindicato dos Trabalhadores Consulares.

Ensino do português

O Governo português nada está a fazer para impedir que o ensino do português saia do programa oficial educativo holandês a partir do próximo mês de Agosto, como está a ser debatido no Parlamento.
Dois meses depois de a deputada do PCP Luísa Mesquita ter apresentado um requerimento, o Governo apenas respondeu que tem conhecimento que a questão está a ser debatida e que a Embaixada de Portugal «tem mantido informada a comunidade portuguesa».
A Direcção da Organização da Emigração do PCP afirma que «a comunidade portuguesa na Holanda tem todo o direito de exigir que o Governo não fique expectante e que intervenha em defesa da manutenção do ensino do português neste país».


Mais artigos de: PCP

1450 novos militantes em 2003

Em 2003, inscreveram-se no Partido 1450 pessoas. Na JCP, há 1017 novos militantes. A campanha de recrutamento prossegue em 2004.

Mais Partido, melhor intervenção

A Concelhia de Castelo Branco realizou, sábado, no espaço do centro de trabalho do PCP naquela cidade, a 8.ª Assembleia da Organização. Na reunião participou Armindo Miranda, membro da Comissão Política do PCP.

Contra a política do Governo

A greve nacional da Administração Pública, realizada na sexta-feira passada, 23, «constituiu uma demonstração inequívoca da unidade e combatividade dos trabalhadores contra a ofensiva desencadeada pelo Governo PSD-CDS/PP», sublinhou o Gabinete de Imprensa do PCP, em nota nesse dia divulgada à comunicação social. A greve...

Novo ataque aos rendimentos dos portugueses

O PCP está profundamente indignado com «os escandalosos» aumentos de preços dos transportes públicos anunciados para entrar em vigor já em Fevereiro, o que representaria «mais um profundo ataque aos rendimentos e condições de vida da generalidade da população».Em nota do seu Gabinete de Imprensa, divulgada no passado dia...

Setúbal homenageia Ary

Assinalando a passagem do vigésimo aniversário da morte do poeta e figura ímpar da cultura portuguesa que foi Ary dos Santos, a Comissão Concelhia de Setúbal do PCP promoveu, na passada quinta-feira, no Outubrus Bar, «As Portas que Abril Abriu – Homenagem a Ary dos Santos».Na homenagem participaram cerca de cem pessoas...

Comunistas hostilizados em Negrelos

Membros da Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP foram expulsos de uma reunião do executivo da Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos com a população, apesar de terem sido convidados, tal como os restantes partidos políticos que concorreram às últimas eleições.No início da reunião, o presidente da JF «não gostou da...

Reforçar a luta dos trabalhadores

Reforçar a intervenção do Partido junto dos trabalhadores intelectuais é um dos objectivos principais da Assembleia do Sector Intelectual de Lisboa, que se realiza a 14 de Fevereiro.

Companhia das Lezírias

O secretário-geral do PCP criticou anteontem com veemência a inclusão da Companhia das Lezírias na lista de privatizações do Governo. Em visita à sede da empresa, em Samora Correia (concelho de Benavente), Carlos Carvalhas salientou a importância da empresa, a sua função social e o seu papel no desenvolvimento da...