Outros sonhos

A Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), apresentou, segunda-feira, uma série de quatro documentários, realizados por Christine Reeh, no âmbito do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência. Para além da realizadora alemã, estiveram presentes o presidente da CNOD, Henrique Mendonça, Maria São José de Ribeiro, da direcção de programas da RTP e Isabel Machado, da Asterisk Produções.
Cada um dos filmes tem como tema um diferente tipo de deficiência: «Olhar para Dentro», fala de cegueira, «Fragmentos de um Tempo Lento», de deficiência motora, «No Fio dos Limites», de paralisia cerebral e «Mundo Silencioso», de surdez.
«Não se tratam de deficientes super-herois, que aparentemente ultrapassam os limites da deficiência, ao tentarem demostrar as mesmas capacidades que as pessoas normais. Mas de personalidades com uma dimensão humana e dignidade interior excepcional, que aceitam os seus limites e dentro deles criam novas formas de existência», sublinhou Christine Reeh.
Em cada um dos filmes, continua a jovem realizadora, existe uma intenção dupla: «sensibilizar o espectador para a realidade das pessoas com deficiência, através da utilização de meios criativos e ensinar-lhe algo sobre si próprio. As pessoas com deficiência, pelo olhar diferente que têm sobre sociedade e a sua própria exclusão, conseguem ganhar força e ter outros sonhos».
«Magnifico», foi assim que Henrique Mendonça qualificou as películas. «A realizadora teve a sensibilidade para apresentar a pessoa com deficiência no seu real, isto é uma sensibilidade extraordinária que nem todos os realizadores têm», sublinhou o presidente da CNOD.
Produzido pela Asterisk Produções, os filmes contaram com o apoio técnico da RTP, co-produtora do projecto, e com o apoio da CNOD, em relação ao conteúdos especializados sobre deficiência em Portugal. Além desta exibição na RTP1, que termina hoje com o filme «Mundo Silencioso», prevê-se igualmente uma distribuição nacional e internacional, através de múltiplas iniciativas de associações de deficientes e de televisão estrangeiras, estando desde já preparada uma versão alemã dos quatro filmes.


Mais artigos de: Nacional

«Esta PAC mata»

Mais de cinco mil agricultores manifestaram-se, em Lisboa, na passada quinta-feira, em protesto contra as consequências nefastas da Política Agrícola Comum (PAC).

Política de estrangulamento

A Câmara Municipal de Sintra aprova uma moção da CDU exigindo ao Governo que cumpra a lei e entregue às autarquias a percentagem que lhes cabe.

A situação do consulado de Andorra

A reestruturação consular não tem tido, como objectivo, a melhoria de resposta às legítimas necessidades das comunidades portuguesas, tendo arrecadado uma forte contestação.

Utentes exigem «manutenção da gestão pública»

As Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal exigem a manutenção da gestão pública nas unidades de saúde para preservar o carácter universal e tendencialmente gratuito da prestação de cuidados médicos.A reivindicação surge na sequência do VII Encontro das Comissões de Utentes da Saúde da Península de Setúbal,...

22 por cento!

Em Lisboa, raramente se terá assistido a tão baixa taxa de execução de um Plano de Actividades (PA). Este ano, ao fim de dez meses de execução, a CML apresenta o resultado de 22 por cento como taxa de execução do seu PA.Ou seja: ao fim de dez meses que já passaram este ano, a CML só fez 22 por cento daquilo que devia ter...