Parque da Trajinha

Muitos gastos, poucos resultados

Quatro anos depois de o município de Bragança, por decisão da Assembleia Municipal, ter comprado a Quinta da Traginha para instalação de um Parque de Lazer e Recreio, ainda existe qualquer requalificação.
De facto, o Executivo Municipal de maioria PSD, com a cumplicidade dos dois vereadores do PS, tem vindo a iludir os munícipes com «estudos irrealistas e ilusórios», acusa a Comissão Concelhia de Bragança do PCP, lembrando os dois estudos já encomendados por este Executivo, o primeiro, em 1999, prevendo um investimento de 5 milhões de contos 4 uma procura de na ordem dos 3 milhões de visitantes. Em Setembro último, um outro estudo já previa um investimento da ordem dos 18,5 milhões de euros (3,7 milhões) de contos, para uma procura de 150 mil visitantes, e apontava para uma réplica de uma parte do rio Douro (com o Douro a poucos passos!) e com animais em cativeiro.
Destes estudos «já só restam os encargos que o município suportou», diz o PCP que, face à superficialidade com que o segundo estudo foi apresentado, propôs a realização de uma Assembleia Municipal, precedida de um debate público, para discutir em profundidade o projecto, o que foi rejeitado pelo PSD.
Por outro lado, o PCP considera «intolerável» que se continuem a repetir erros como o da localização e agora ampliação da ETAR, junto à cidadela e ao castelo; o do Mercado Municipal, que representa um investimento de um milhão e 200 mil contos, sem que a cidade fique com um verdadeiro mercado municipal; e o do Teatro Municipal, cuja escadaria principal desemboca numa via que faz parte da rede principal de distribuição de tráfego.
Considerando a urgência de «inverter a prática que começa a ser usual por parte deste Executivo Municipal», os comunistas confrontam a Câmara com o prometido e ainda inexistente Plano de Urbanização da Cidade, e desafia-a a divulgar os custos discriminados dos estudos realizados, bem como as fontes de financiamento da última proposta. Insiste, ainda, na necessidade de um debate público com vista à aprovação do modelo de Parque que se pretende para o espaço em questão.


Mais artigos de: PCP

Teoria e prática revolucionárias

Vale sempre a pena - e não somente a propósito de aniversário, mesmo sendo este particularmente festejado, quando Álvaro Cunhal completa 90 anos de vida - lembrar a vasta obra teórica do dirigente revolucionário, ao longo de décadas marcantes para a história do nosso País.

Encerramento no sábado

É já no próximo sábado, 15 de Novembro, que se realiza entre as 10.30h e as 17.00h, na Casa do Artista, em Carnide, Lisboa, a Sessão Pública de encerramento da acção «Em movimento, por um Portugal com Futuro».

Insatisfação geral

O PIDDAC 2004 continua a ser motivo de apreciação por parte das organizações do PCP, que generalizadamente se manifestam insatisfeitas com as verbas atribuídas às respectivas regiões.

Contra a ofensiva da direita

Sob o lema «Os Comunistas, o Movimento Operário e a Luta dos Trabalhadores», realizou-se, no sábado, na Junta de Freguesia de Alcântara, uma reunião nacional de quadros do PCP.Na reunião, que juntou cerca de duas centenas de militantes, analisou-se a situação laboral hoje existente, caracterizou-se o quadro político e...

Carlos Carvalhas em Mértola

No âmbito da acção «Mil localidades, Participação e Desenvolvimento», Carlos Carvalhas participou, no passado dia 7, numa série de iniciativas realizadas em Mértola. Depois de uma visita ao Campo Arqueológico, acompanhado pelo seu director, Cláudio Torres, o Secretário Geral do PCP deslocou-se à Associação de Defesa do...

«Viagens-fantasma» não envolvem comunistas

O Grupo Parlamentar do PCP protestou junto da SIC e da TVI contra as peças que transmitiram sobre as «viagens-fantasma» de deputados, e o alegado envolvimento de deputados do PCP naquele caso. Em carta à TVI, enviada no passado dia 5 de Novembro, o presidente do grupo parlamentar comunista, Bernardino Soares, lembra que...

Outra Europa é possível

O Forum Social Europeu está a decorrer em França, com a participação de uma delegação do PCP. No domingo, o Partido esteve presente num encontro com 16 formações políticas.

Contra a privatização do Estado

A campanha do PCP contra a reforma «empresarial» da função pública e a privatização do Estado chegou, na segunda-feira, a muitas centenas de trabalhadores e utentes do Hospital de S. João, no Porto. O PCP alerta para as medidas do Governo, garantido que irão penalizar Portugal e os portugueses.

PCP recebe CPT

Carlos Carvalhas e Jorge Cordeiro receberam uma delegação da Confederação Portuguesa de Turismo, na segunda-feira. O encontro realizou-se no centro de trabalho Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa.

Esclarecimento de Álvaro Cunhal

Sobre um artigo publicado no dia 7 pelo jornal Público, que atribui a Álvaro Cunhal o abandono do marxismo-leninismo, este esclarece que «tal afirmação significa:a) abusiva interpretação do meu texto;b) profunda ignorância relativamente à teoria marxista e leninista;c) que nada nos originais que têm sido publicados...