Desemprego jovem
Com a participação do secretário-geral do PCP, teve lugar anteontem, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, uma iniciativa sobre desemprego nos jovens recém-licenciados. O debate insere-se na acção «Em movimento, por um Portugal com futuro» e será noticiado com detalhe na próxima edição.
O encontro teve lugar no mesmo dia em que foi confirmada pelo grupo Portugal Telecom a decisão de extinguir a Lusomundo.net e atirar para o desemprego os seus 31 trabalhadores – na maioria, jovens jornalistas recrutados após a formação da empresa, há apenas três anos. Estes profissionais têm produzido conteúdos para a Internet, nomeadamente para os sítios da TSF Online e de outras empresas e projectos do grupo PT, como a TV Interactiva e a TMN.
Marina Almeida, porta-voz dos jornalistas da Lusomundo.net, disse à Agência Lusa que o director-geral da Lusomundo.net, Canais Rodrigues, comunicou também aos trabalhadores a intenção de «iniciar o processo de rescisão amigável de contratos» a curto prazo e que «não nos foi dada agora qualquer garantia de que os trabalhadores seriam integrados noutras empresas do grupo». O Sindicato dos Jornalistas, em comunicado, exigiu a integração no vasto universo do maior conglomerado empresarial na área dos media e das telecomunicações.