Contra o desemprego
No passado fim-de-semana, realizou-se, também, na freguesia do Cercal do Alentejo, a 6.ª Assembleia da Organização Concelhia de Santiago do Cacém do PCP, que procedeu à análise dos principais problemas locais e elegeu a nova Comissão Concelhia.
No Concelho de Santiago do Cacém, o PCP continua a ser a força política maioritária, facto que a 6.ª Assembleia considera tanto mais importante quanto este concelho, situado no centro do litoral alentejano, é um dos mais extensos do País e é constituído por uma população de mais de 31 mil habitantes, espalhados pelas freguesias de Abela, Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas Sado, Santo André, Santiago do Cacém, S. Bartolomeu, Santa Cruz, São Domingos, São Francisco e Vale de Água.
No decurso do debate, que se revelou muito animado, foram os temas mais directamente relacionados com os trabalhadores e a população do concelho que mereceram uma maior atenção. O pacote laboral, as privatizações em áreas fundamentais como a saúde e segurança social, o crescente desemprego, foram, assim, temas analisados e criticados pela Assembleia que denunciou, também, o servilismo do primeiro ministro Durão Barroso face aos interesses dos Estados Unidos na escalada imperialista contra o Iraque.
Por fim, a Assembleia elegeu a nova Comissão Concelhia, que passou a ser constituída por 41 camaradas, dos quais 13 integram-na pela primeira vez e 12 são mulheres (29%).