6ª Assembleia de Santiago do Cacém

Contra o desemprego

No passado fim-de-semana, realizou-se, também, na freguesia do Cercal do Alentejo, a 6.ª Assembleia da Organização Concelhia de Santiago do Cacém do PCP, que procedeu à análise dos principais problemas locais e elegeu a nova Comissão Concelhia.

No Concelho de Santiago do Cacém, o PCP continua a ser a força política maioritária, facto que a 6.ª Assembleia considera tanto mais importante quanto este concelho, situado no centro do litoral alentejano, é um dos mais extensos do País e é constituído por uma população de mais de 31 mil habitantes, espalhados pelas freguesias de Abela, Alvalade, Cercal do Alentejo, Ermidas Sado, Santo André, Santiago do Cacém, S. Bartolomeu, Santa Cruz, São Domingos, São Francisco e Vale de Água.

No decurso do debate, que se revelou muito animado, foram os temas mais directamente relacionados com os trabalhadores e a população do concelho que mereceram uma maior atenção. O pacote laboral, as privatizações em áreas fundamentais como a saúde e segurança social, o crescente desemprego, foram, assim, temas analisados e criticados pela Assembleia que denunciou, também, o servilismo do primeiro ministro Durão Barroso face aos interesses dos Estados Unidos na escalada imperialista contra o Iraque.

Por fim, a Assembleia elegeu a nova Comissão Concelhia, que passou a ser constituída por 41 camaradas, dos quais 13 integram-na pela primeira vez e 12 são mulheres (29%).



Mais artigos de: PCP

2.º Seminário Nacional da Festa do Avante!

Decorreu no passado sábado, na Sociedade Filarmónica Operária Amorense, SFOA, o segundo seminário nacional da Festa do Avante! Traçar orientações, apontar soluções e recolher propostas com vista a melhorar a qualidade do maior evento político-cultural do País foi o propósito da iniciativa.

Aprofundar a ligação aos trabalhadores

«Por Setúbal: construir futuro com o PCP mais forte», foi o lema da 9.ª Assembleia da Organização Concelhia de Setúbal do PCP que se realizou, no domingo, 23 de Fevereiro, no Auditório Municipal Charlot.

Potencial humano e natural<br> está a ser desaproveitado

A Organização Regional de Coimbra do PCP, realizou no sábado passado, no Instituto Português da Juventude, em Coimbra, a sua 4.ª Assembleia, que teve a participação do secretário-geral do Partido, Carlos Carvalhas, cuja intervenção encerrou os trabalhos.

Um Partido mais forte e interveniente

Sob o lema «Ganhar a organização para um Partido mais forte e mais intervenientes», realizou-se domingo, no centro de trabalho do PCP, a 11.ª Assembleia da Organização do Concelho de Alpiarça.

É possível um PCP mais forte!

Sob o lema «Um PCP mais forte e organizado para melhor intervir e lutar, realizou-se, no sábado passado, na Junta de Freguesia de São João, a 6.ª Assembleia da Organização da Zona Oriental de Lisboa do PCP, zona que abrange 11 freguesias da cidade e uma...

Socialismo ou a barbárie

No âmbito das comemorações dos 70 anos de O Militante, decorreu no Centro de Trabalho Vitória, na passada quinta-feira, um debate sob o tema «Capitalismo: Economia e Guerra». A iniciativa contou com a presença de Albano Nunes, membro do Secretariado do Comité...

Desemprego jovem

Com a participação do secretário-geral do PCP, teve lugar anteontem, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, uma iniciativa sobre desemprego nos jovens recém-licenciados. O debate insere-se na acção «Em movimento, por um Portugal com futuro» e será...

Postos de trabalho em perigo

A eurodeputada comunista Ilda Figueiredo, acompanhada de membros da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP, deslocou-se, na segunda-feira, a esta cidade, onde reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos do Centro e representantes dos trabalhadores da Rodoviária...