Um Partido mais forte e interveniente
Sob o lema «Ganhar a organização para um Partido mais forte e mais intervenientes», realizou-se domingo, no centro de trabalho do PCP, a 11.ª Assembleia da Organização do Concelho de Alpiarça.
A Assembleia de Alpiarça, que elegeu a nova Comissão Concelhia, composta por 14 camaradas, entre os quais 5 mulheres e 9 homens, procedeu ao balanço do trabalho realizado nos últimos quatro anos, analisou a situação política e social e discutiu o Projecto de Resolução Política, aprovado por unanimidade. A situação internacional foi outro dos temas abordados no encontro.
Sobre a análise da evolução social e política do concelho foi sublinhada, durante a Assembleia da Organização, a necessidade de actualizar a evolução demográfica, social e económica de Alpiarça que tem vindo a sofrer alterações profundas.
A evolução eleitoral, particularmente nas eleições autárquicas, foi analisada sob o ponto de vista da situação política e tendo em conta a natalidade, mortalidade e migração verificadas no concelho: «Dos votos perdidos pela CDU, entre 1993 e 2001, 180 a 270 poderão corresponder aos eleitores que faleceram. Dos eleitores residentes no concelho, entre 30 a 110 poderão corresponder a novos votos para a CDU».
A situação da autarquia, actualmente do PS, foi outro dos temas debatidos no encontro, particularmente a política de aumentos de carga fiscal para os munícipes, de incentivos à construção desenfreada e de despesismo que o Executivo tem levado a efeito.
Para combater este e outros problemas locais, a Assembleia da Organização decidiu «aumentar a intervenção junto da população do concelho, demonstrando, elucidando e criticando as políticas» que o actual executivo tem vindo a fazer e «defendendo as aspirações da população», pois não se pode esquecer que «cerca de 1400 pessoas votaram na CDU, onde o PCP se integra».
A imprensa do Partido
A imprensa do PCP teve, igualmente, destaque na 11.ª Assembleia da Organização do Concelho de Alpiarça. «São vendidos organicamente 46 Avantes! (mais 16 deste a última Assembleia) e 10 Militantes», lê-se na proposta de Resolução Política.
No sentido de reforçar a venda regular e visando a divulgação mais alargada do Avante!, efectuaram-se, segundo o documento, «diversas vendas de rua e/ou iniciativas que se revelaram muito positivas», nomeadamente o número especial sobre o Pacote Laboral, a Greve Geral e o suplemento sobre a Saúde, em que se venderam mais 200 unidades em cada uma das acções.
Durante o encontro foi ainda apresentada uma moção de apoio à manifestação, que se realizou no passado dia 15, contra a guerra. O documento, aprovado também por unanimidade, lamenta a «posição de submissão» do Governo português e a ambiguidade do PS relativamente à política belicista dos EUA que, «de forma unilateral, querem impor uma guerra, mesmo sabendo que esta não é a vontade da comunidade internacional dos povos de todo o mundo».
Luísa Araújo, membro da Comissão Política do PCP, encerrou os trabalhos abordando, para além das questões da situação política e social, a importância da preparação e realização da 11.ª Assembleia da Organização do Concelho de Alpiarça.