Novo livro esta semana

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os homens por ela produzidos. De entre a explosão de vida nova que fende a terra convulsionada vê-se surgirem almas de fogo, como hinos que enchem o ar de clamores de fé e cujos ecos se prolongam muito para além do desaparecimento de tais homens. Nikolai Ostróvski foi um desses homens, um desses hinos de vida ardente e de heroísmo.»

Depois dos graves ferimentos sofridos nas frentes da guerra civil russa – que opôs os bolcheviques aos exércitos brancos aliados a tropas de vários países capitalistas ,– Ostróvski (1904-1936), na altura com 20 anos, começou a perder a vista e viu-se condenado à imobilidade. Foi nessas difíceis condições que escreveu Assim Foi Temperado o Aço, romance que se baseia em factos e personagens reais e cujo protagonista, Pável Kortchaguine, se inspira na vida do próprio Ostróvski.

O livro traça, com grande qualidade literária, o quadro empolgante do esforço desenvolvido para que o jovem Estado soviético se tivesse podido afirmar. A força dos grandes ideais revolucionários, o papel da classe operária, o verdadeiro amor à pátria e ao povo são valores que atingem elevado nível nesta obra de Nikolai Ostróvski, sucessivamente editada em dezenas de países.

O livro, será distribuído com o Avante!, tem preço de capa de 9.50 euros.


Mais artigos de: PCP

Um colectivo mobilizado para todas as batalhas

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo na Cova da Piedade, em Almada, constituiu um momento ímpar da mobilização dos comunistas para os duros combates que aí vêm.

Não ao FMI!

A CDU realiza na próxima terça-feira, 19 de Abril, a sua primeira jornada nacional de propaganda no quadro das eleições legislativas de 5 de Junho.

Comunistas na linha da frente

Os comunistas estão na linha frente da luta contra a exploração e pelos direitos dos trabalhadores, intervindo quer através das suas células e organizações locais quer dos seus eleitos.

Contra a privatização da <i>CP</i>

Cerca de uma centena de pessoas desfilou, quinta-feira, 7 de Abril, em Queluz, concelho de Sintra, contra a privatização da linha de comboios suburbanos da CP e pela defesa do carácter público daquela infraestrutura. A marcha realizada entre os Quatro Caminhos e o Largo da...

Defender e potenciar o mar

O mar foi o tema de um debate realizado a semana passada em Peniche inserido na campanha do PCP Portugal a Produzir. Vários intervenientes abordaram a situação dos diversos sectores relacionados com a actividade marítima, nomeadamente as pescas, a energia, o turismo, os transportes e a...

PCP reuniu com BE

As direcções do PCP e do BE encontraram-se na sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República para trocarem opiniões e pontos de vista sobre a situação económica e social do País, menos de dois dias depois de ter sido conhecida a decisão do Governo de pedir a...

Encontro nacional do PCP

É já no próximo domingo que se realiza, na Voz do Operário, em Lisboa, o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições Legislativas. Com início às 10h30, o encontro é um importante momento na construção da campanha eleitoral da CDU, preparando o...