Vereadores do PCP denunciam falta de investimento na educação em Lisboa
Na passada semana, os vereadores do PCP, João Ferreira e Ana Jara, alertaram para a falta de investimento na educação por parte do executivo de Carlos Moedas, que, na prática, tem contribuído para uma maior degradação do parque escolar da cidade de Lisboa.
Segundo os comunistas, são vários os equipamentos educativos que carecem de intervenção. «Das sete escolas consideradas de intervenção prioritária, decorrente do estudo do LNEC encomendado pelo município para a avaliação de resistência sísmica, nenhuma foi intervencionada», informam. O mesmo acontece nas escolas identificadas no concurso do Plano de Recuperação e Resiliência destinado ao financiamento do Programa de Recuperação/Reabilitação de Escolas. Só na cidade de Lisboa estão identificadas 28 escolas: 3 com classificação «muito urgente», 15 «urgente» (prioridade 2) e 10 «prioritária» (prioridade 3).
«Carlos Moedas e a gestão PSD/CDS refugiam-se, no que respeita às escolas do 2.º, 3.º e secundário, no argumento da falta de transparência de verbas do Governo, mas «esta transferência de encargos foi acordada por PS e PSD» e «aceite, também, na Câmara Municipal, por estas forças políticas», recorda o PCP, salientando que «este é um problemas que se estende, igualmente, às escolas do 1.º ciclo e jardins de infância que há largos anos são da competência do município».