Utentes lutam em defesa do Amadora-Sintra

Diversos utentes participaram, no dia 10, numa concentração à porta do Hospital Amadora-Sintra, promovida pelo PCP, em defesa de melhores condições materiais e de mais profissionais, na qual estiveram presentes João Pimenta Lopes, candidato à presidência do Município da Amadora, e os vereadores António Borges (da Amadora) e Pedro Ventura (de Sintra).

Em comunicado emitido na véspera, o PCP «repudia e denuncia o caminho de destruição do SNS», conduzido por PS, PSD e CDS, e exige, ainda, a construção de um novo hospital público em Sintra, capaz de servir os seus 400 mil habitantes.

«A realidade é que o Hospital Amadora-Sintra foi criado para dar resposta a um universo de 350 mil utentes, mas só o concelho de Sintra ultrapassa esse número», recorda o Partido.

OPCP lembra que, além destes problemas, somam-se diversas demissões de equipas clínicas, de directores e, recentemente, da administração do hospital, que foi chamada, pelos deputados comunistas, a esclarecer os motivos da demissão na Assembleia da República.

Santo Tirso
Em nota de dia 4, o PCP denunciou a privatização do hospital de Santo Tirso, que será transferido, no final de Março, para a misericórdia local, que é dona dos terrenos onde se situa a unidade de saúde.

Este processo, alerta o Partido, corresponde a uma ambição antiga da direita, e irá resultar num maior agravamento das condições do hospital.

 



Mais artigos de: PCP

Comboios da CP não podem ser desviados para a Fertagus

O PCP divulgou, no dia 6, uma nota de imprensa onde denuncia a possibilidade, levantada pelo Governo e pela Fertagus, do «desvio» de comboios da CP para a concessionária, falsa solução para os problemas na ligação Setúbal-Lisboa.

Concurso Novos Valores com inscrições abertas

As inscrições para a edição de 2025 do Concurso Novos Valores, que decorre, este ano, sob o lema «Leva a cultura avante», estão já abertas, anunciou, no dia 3, a JCP, que indicou o dia 6 de Abril como a data limite para a entrega das candidaturas. Os vencedores do concurso têm como prémio...

O escândalo da prescrição das coimas à banca

Em nota de dia 11, o PCP classifica como «um escândalo que o País não pode aceitar» a prescrição das coimas aplicadas pela Autoridade da Concorrência (AdC) a um conjunto de bancos, por cartelização de preços, no valor de 225 milhões de euros. São eles: CGD (82 milhões), BCP (62 milhões), Santander Totta (35,65 milhões),...

18 anos após o referendo, a luta continua pelo acesso à IVG

O PCP promoveu no dia 10, na Assembleia da República, uma reunião de trabalho sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, no momento em que passam 18 anos sobre o referendo que consagrou a sua despenalização até às 10 semanas, a pedido da mulher. Participaram profissionais de Saúde e...