Faleceu Sam Nujoma, primeiro presidente da Namíbia

O primeiro presidente da República da Namíbia, Sam Nujoma, faleceu aos 95 anos, no domingo, 9, num hospital de Windhoek, a capital do país.

Foi o actual chefe do Estado namibiano, Nangolo Mbumba, quem deu a notícia: «Com profundo pesar e tristeza, anuncio ao povo namibiano e aos irmãos e irmãs africanos, assim como a todo o mundo, a morte do primeiro presidente da Namíbia e pai da nossa nação, lutador pela liberdade e líder revolucionário, Sam Nujoma».

Em 1960, Sam Nujoma foi um dos fundadores da Organização do Povo da África do Sudoeste (SWAPO, no acrónimo em inglês), partido que hoje continua a ser maioritário na governação do país. À frente da SWAPO, liderou o movimento de libertação nacional que, através da luta armada – participando na luta do MPLA dos guerrilheiros do Partido Comunista Sul Africano e do ANC contra a agressão do regime do apartheid sul-africano em Angola –, conduziu o povo namibiano à conquista da independência em 1990, até então sob o domínio do regime do apartheid da África do Sul.

Na Namíbia independente, Sam Nujoma, foi eleito presidente da República em três mandatos, entre 1990 a 2005.

 



Mais artigos de: Internacional

Os tentáculos da USAID: ingerência, subversão e submissão

A USAID, a agência governamental norte-americana sob inquérito e reformulação pela actual Administração dos EUA, está há muito envolvida em acções de ingerência e desestabilização contra vários países do mundo – muitas das quais continuarão a prosseguir, de uma ou outra forma, com ou sem esta agência.

Venezuela celebrou 33 anos da rebelião

Um grande desfile popular em Caracas, a 4 de Fevereiro, Dia da Dignidade, celebrou mais um aniversário da rebelião cívico-militar liderada por Hugo Chávez em 1992, levantamento que «acendeu a chama da revolução» na Venezuela.

«Não nos curvaremos perante as ameaças»

Entre uma série de medidas gravosas, tais como a deportação de migrantes indocumentados, a imposição de tarifas alfandegárias contra a China e a intenção de «solucionar» a questão palestiniana expulsando da Faixa de Gaza cerca de dois milhões de habitantes, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a suspensão de...