Comemorações dos 91 anos do 18 de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), filiado na CGTP-IN, está a organizar, na Marinha Grande, um programa comemorativo do 91 anos da revolta do 18 de Janeiro de 1934 (ver pág. 14).

Amanhã, 17, o Sport Império Marinhense irá acolher um jantar convívio (animado pelo espectáculo «Taverna Comedy»), a que se seguirá, à meia-noite, nesta colectividade, uma salva de morteiros e fogo-de-artifício.

Já no sábado, 18, as iniciativas arrancam com uma romagem e colocação de flores nas campas dos operários presos na revolta, a que se seguirá um desfile sob o lema «Por mais salário, pelo fim da precariedade», a ter início no cemitério da cidade. O percurso terminará junto ao Monumento do Vidreiro, numa cerimónia pública onde actuarão os Tocándar e intervirá Tiago Oliveira, Secretário-Geral da CGTP-IN.

As comemorações, que assinalarão o prosseguimento da luta reivindicativa nas empresas e locais de trabalho e a luta pela paz, culminarão no sábado seguinte, 25, no auditório do Sport Operário Marinhense, que acolherá uma tertúlia em homenagem a Sérgio Moiteiro, antigo coordenador do STIV, falecido em Outubro.

As comemorações são realizadas com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia da Marinha Grande.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

«Carrossel louco» no topo exige resgate da GALP

Para a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal, o Grupo Amorim, na administração da empresa e do Grupo GALP Energia, e os governos são os responsáveis pela situação de indefinição quanto ao futuro.

Luta prossegue nos CTT

Os trabalhadores dos CTT no Centro de Distribuição Postal da Baixa da Banheira decidiram fazer greve, nos dias 27 e 28 de Janeiro, se não houver resposta às suas reivindicações, destacando-se a admissão imediata de dois funcionários efectivos. A FECTRANS/CGTP-IN deu conta das conclusões de um plenário, no dia 3, com um...

Contra degradação da Casa Pia

Trabalhadores de todas as carreiras profissionais do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia concentraram-se, na manhã de segunda-feira, dia 13, junto da entrada principal, no Largo Marquês de Nisa (na foto), protestando contra o estado de degradação daquele CED e da Casa Pia de...

Piores locais de trabalho denunciados em Lisboa e Portalegre

Pendões com as inscrições «Escola Secundária Fonseca Benevides – Onde maltratar os trabalhadores é o dia-a-dia!» e «Pior escola em Lisboa para trabalhar» foram afixados nas imediações daquele estabelecimento de ensino. O protesto foi promovido pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul...