Piores locais de trabalho denunciados em Lisboa e Portalegre

Pendões com as inscrições «Escola Secundária Fonseca Benevides – Onde maltratar os trabalhadores é o dia-a-dia!» e «Pior escola em Lisboa para trabalhar» foram afixados nas imediações daquele estabelecimento de ensino. O protesto foi promovido pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, no dia 6, como forma de chamar a atenção para a necessidade urgente de pôr termo a constantes situações de «assédio moral».

Devem ser divulgadas as conclusões de um inquérito suscitado por queixas na Inspecção Geral de Educação e Ciência, aberto em Novembro de 2023. O sindicato da CGTP-IN apresentou igualmente queixas na Comissão Nacional de Protecção de Dados e, em Outubro de 2023, os trabalhadores fizeram greve. Uma compilação das situações foi enviada também para o ministro da Educação e os grupos parlamentares, questionando como podem permanecer em funções a directora e a vice-directora da escola.

Durante o ano de 2024, chegaram ao SITE Sul e à União dos Sindicatos do Norte Alentejano «relatos preocupantes, relativos à anormal incidência de acidentes de trabalho na Evertis/Selenis, do Grupo IMG, em Portalegre». A estrutura regional da CGTP-IN promoveu, a 9 de Dezembro, uma acção de denúncia, declarando que, no ano findo, foi esta a pior empresa para os trabalhadores.

Numa nota de imprensa, divulgada no dia seguinte, a USNA refere ainda que a Autoridade para as Condições do Trabalho confirmou a ocorrência de acidentes e também determinou o encerramento, compulsivo de uma parte da fábrica por falta da inspecção obrigatória.

O sindicato, por seu turno, confirmou irregularidades nas escalas e horários de trabalho.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

«Carrossel louco» no topo exige resgate da GALP

Para a Comissão Central de Trabalhadores da Petrogal, o Grupo Amorim, na administração da empresa e do Grupo GALP Energia, e os governos são os responsáveis pela situação de indefinição quanto ao futuro.

Luta prossegue nos CTT

Os trabalhadores dos CTT no Centro de Distribuição Postal da Baixa da Banheira decidiram fazer greve, nos dias 27 e 28 de Janeiro, se não houver resposta às suas reivindicações, destacando-se a admissão imediata de dois funcionários efectivos. A FECTRANS/CGTP-IN deu conta das conclusões de um plenário, no dia 3, com um...

Contra degradação da Casa Pia

Trabalhadores de todas as carreiras profissionais do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia concentraram-se, na manhã de segunda-feira, dia 13, junto da entrada principal, no Largo Marquês de Nisa (na foto), protestando contra o estado de degradação daquele CED e da Casa Pia de...

Comemorações dos 91 anos do 18 de Janeiro

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira (STIV), filiado na CGTP-IN, está a organizar, na Marinha Grande, um programa comemorativo do 91 anos da revolta do 18 de Janeiro de 1934 (ver pág. 14). Amanhã, 17, o Sport Império Marinhense irá acolher um jantar convívio (animado pelo...