PCP na assembleia nacional do Bloco Nacionalista Galego
A 18.ª Assembleia Nacional do Bloco Nacionalista Galego (BNG) realizou-se no dia 1, no Palácio de Congressos da Galiza, em Santiago de Compostela.
Numa situação marcada por preocupantes desenvolvimentos no plano internacional, mas também por vários actos eleitorais com resultados animadores para os nacionalistas galegos, a assembleia do BNG foi caracterizada por elevada participação militante, de toda a Galiza, com forte presença de jovens.
A assembleia elegeu um novo Conselho Nacional e a porta-voz nacional do BNG, Ana Pontón, foi reconduzida nessas funções. Na intervenção de fecho, afirmou que o partido vai estar à altura da confiança de toda a cidadania, que tem o olhar e as esperanças postas no BNG como a única alternativa real ao PP. Assegurou que o BNG trabalha todos os dias para defender a saúde pública, a educação pública, o futuro da juventude, o direito à habitação, para defender um país com maior capacidade de decisão, para conseguir uma Galiza melhor. E destacou que é necessário um BNG mais forte, defensor da classe trabalhadora, dos pequenos e médios empresários, dos jovens que querem um futuro melhor, das mulheres que aspiram a uma Galiza igualitária.
O PCP fez-se representar por Gonçalo Oliveira, membro da Comissão Política do Comité Central.