19.º Encontro Europeu de Solidariedade com Cuba

De­correu em Paris, nos pas­sados dias 23 e 24, o 19.º En­contro Eu­ropeu de So­li­da­ri­e­dade com Cuba, que teve lugar no Es­paço Ni­e­meyer, na sede do Par­tido Co­mu­nista Francês.

Exi­gida em Paris a ime­diata ex­clusão de Cuba da in­fame lista dos EUA de ale­gados «Es­tados pro­mo­tores do ter­ro­rismo»

No se­gui­mento da re­a­li­zação do Tri­bunal In­ter­na­ci­onal Contra o Blo­queio, em No­vembro de 2023, no Par­la­mento Eu­ropeu, o en­contro serviu para ac­tu­a­lizar in­for­ma­ções sobre a si­tu­ação em Cuba e para par­ti­lhar ex­pe­ri­ên­cias e su­ges­tões para re­forçar a exi­gência do fim do blo­queio im­posto pelos EUA, com im­pacto nas con­di­ções de vida do povo cu­bano e com efeitos ex­tra­ter­ri­to­riais que atingem ou­tros países do mundo. A ime­diata ex­clusão de Cuba da in­fame lista dos EUA de ditos «Es­tados pro­mo­tores do ter­ro­rismo» foi outra das exi­gên­cias ou­vida nestes dois dias de tra­balho.

Fer­nando Gon­zález Llort, pre­si­dente do Ins­ti­tuto Cu­bano de Ami­zade com os Povos, deu as boas-vindas aos par­ti­ci­pantes, agra­de­cendo a sua so­li­da­ri­e­dade. Se­guiu-se uma con­fe­rência ac­tu­a­li­zando a si­tu­ação eco­nó­mica de Cuba, pelo eco­no­mista José Luis Ro­drí­guez, do Centro de Es­tudos da Eco­nomia Mun­dial.

Os tra­ba­lhos do en­contro foram di­vi­didos entre três co­mis­sões onde se dis­cu­tiram: o for­ta­le­ci­mento do mo­vi­mento de so­li­da­ri­e­dade, da luta contra o blo­queio e pela exi­gência da re­ti­rada de Cuba da es­púria lista dos EUA dando des­taque às con­clu­sões do Tri­bunal In­ter­na­ci­onal contra o blo­queio; a co­la­bo­ração so­li­dária ba­seada no de­sen­vol­vi­mento, na co­o­pe­ração eco­nó­mica e no for­ta­le­ci­mento do tu­rismo como formas de su­perar o blo­queio; e a co­mu­ni­cação como arma de de­fesa de Cuba e o tra­balho de des­cons­trução da de­sin­for­mação e ma­ni­pu­lação contra Cuba.

No final foram apre­sen­tadas as con­clu­sões das di­fe­rentes co­mis­sões e foi adop­tada uma de­cla­ração final onde se apontou para o re­forço da so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista com o he­róico povo cu­bano, va­lo­ri­zando o exemplo da Re­vo­lução cu­bana e a ne­ces­si­dade de cons­truir «uma ampla uni­dade anti-im­pe­ri­a­lista para re­sistir, criar e vencer as ad­ver­si­dades, único ca­minho que trans­for­mará em re­a­li­dade os nossos so­nhos por um mundo me­lhor, pos­sível e ne­ces­sário».

Par­ti­ci­param mais de 300 re­pre­sen­tantes de 108 as­so­ci­a­ções de ami­zade, par­tidos po­lí­ticos e or­ga­ni­za­ções sin­di­cais, so­ciais, ju­venis, de mu­lheres e de paz, oriundas de 28 países, in­cluindo a As­so­ci­ação de Ami­zade Por­tugal-Cuba (AAPC). Re­pre­sen­tada por Edu­ardo Fon­seca e Sandra Pe­reira, a as­so­ci­ação des­tacou a so­li­da­ri­e­dade em Por­tugal com a Re­vo­lução e o povo cu­bano, com­pro­me­tendo-se a am­pliar a exi­gência do fim do cri­mi­noso blo­queio eco­nó­mico, co­mer­cial e fi­nan­ceiro im­posto pelo im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano.

 



Mais artigos de: Internacional

Israel prossegue agressão à Palestina, ao Líbano e à Síria

Is­rael con­tinua o mas­sacre do povo pa­les­ti­niano, em es­pe­cial na Faixa de Gaza. No Lí­bano, en­trou em vigor um cessar-fogo de 60 dias, que as forças is­ra­e­litas têm sis­te­ma­ti­ca­mente vi­o­lado. A Síria, re­pe­ti­da­mente ata­cada por Is­rael, en­frenta agora também uma ofen­siva con­cer­tada entre di­versos grupos ter­ro­ristas, pro­mo­vidos e apoi­ados pela Tur­quia, Is­rael e os EUA.

FRELIMO apela a fortalecer a democracia, a unidade nacional e a paz

Reunida nos dias 27 e 28 de Novembro, a Comissão Política da FRELIMO saudou os esforços que o presidente do partido, e também Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, tem realizado, reunindo-se com representantes de diferentes entidades sociais e com candidatos presidenciais, com o objectivo de «abrir um...

PAICV vence eleições autárquicas em Cabo Verde

Em Cabo Verde, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) conquistou a maioria dos 22 municípios do país, derrotando claramente, nas eleições autárquicas do dia 1, o Movimento para a Democracia (MpD), partido que governa Cabo Verde, tendo a maioria de deputados no parlamento. O presidente do PAICV, Rui...

PCP na assembleia nacional do Bloco Nacionalista Galego

A 18.ª Assembleia Nacional do Bloco Nacionalista Galego (BNG) realizou-se no dia 1, no Palácio de Congressos da Galiza, em Santiago de Compostela. Numa situação marcada por preocupantes desenvolvimentos no plano internacional, mas também por vários actos eleitorais com resultados animadores para os nacionalistas...

Governo dos oligarcas para os oligarcas

A nova administração da Casa Branca vai tomando forma como um governo de oligarcas em que a lealdade absoluta a Trump é o principal requisito. Trata-se do elenco mais volátil do último século, mas uma coisa já é certa: não vai correr bem. A bilionária Linda McMahon foi nomeada como Secretária de Estado da Educação. A...