Vietname e Cuba elevam relações de cooperação
Com a visita a Havana de uma delegação vietnamita de alto nível, Vietname e Cuba elevaram a sua relação bilateral a uma nova fase de desenvolvimento «substantivo e sustentável».
PCV e PCC vão reforçar a partilha de experiências apontando a construção do socialismo
Vietname e Cuba divulgaram em Havana uma declaração conjunta sobre o fortalecimento da solidariedade tradicional, da amizade especial e da cooperação integral no novo período das suas relações. O documento refere-se à visita de Estado a Cuba do secretário-geral do Partido Comunista do Vietname (PCV) e presidente da República Socialista do Vietname, To Lam, de 25 a 27 de Setembro, acompanhado de uma delegação de alto nível do Partido e do Estado.
Na ocasião, o primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC) e presidente da República de Cuba, Miguel Díaz-Canel, teve oportunidade de expressar o profundo pesar e a solidariedade permanente com o povo vietnamita pelas perdas humanas e materiais ocasionadas pelo tufão Yagi.
As duas partes valorizaram altamente os resultados da visita de Estado de To Lam a Cuba, a segunda que realiza na sua dupla condição de máximo líder partidário e do Estado vietnamita, o que permitiu elevar a relação bilateral a uma «nova fase de desenvolvimento substantivo e sustentável».
Os dirigentes dos dois países acordaram continuar a estreita cooperação nas esferas de relações externas e de defesa e segurança, comprometendo-se a trabalhar em conjunto para impulsionar e aprofundar a cooperação económica, comercial e de investimento bilateral.
Enfatizaram que a relação entre os respectivos partidos comunistas «constitui a pedra angular das relações bilaterais e desempenha o papel de orientação estratégica das mesmas». E coincidiram na importância de promover intercâmbios teóricos e partilhar experiências na construção do socialismo e no fortalecimento partidário.