CDU defende investimento no SNS em Guimarães
Uma comitiva da CDU, composta por Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu (PE), Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal (AM) de Guimarães, e Pedro Martins, da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP e do Comité Central, foi recebida, no dia 6, pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, em Guimarães. Na reunião foram abordadas questões em torno da capacidade de resposta às diversas necessidades da população daquela região.
Segundo uma nota de imprensa, a delegação da CDU pôde constatar a importância da nova Unidade de Hemodinâmica (que aguardava há anos pela autorização do Ministério da Saúde para a sua abertura, apesar de pronta e completamente equipada) e dos recentes investimentos no Serviço de Urgências, importantes para o incremento da capacidade de resposta daquela ULS.
O aumento de profissionais e técnicos para que seja possível fazer frente às listas de espera para consultas, operações e exames de diagnóstico, a ampliação das instalações com um novo edifício complementar para acrescentar à capacidade de resposta na cirurgia de ambulatório e outras valências e o reforço das acessibilidade com a construção de um acesso directo à via rápida, foram outras das questões abordadas.
No final da visita, o candidato Vítor Rodrigues assinalou que a «defesa do SNS é uma prioridade para a CDU». «O anterior governo do PS permitiu que os problemas no SNS se agravassem. O governo PSD/CDS tem um projecto de entrega integral do SNS aos privados. Ora, o que a realidade confirma é a necessidade de um caminho diferente, de reforço e valorização do SNS e dos seus profissionais. Esse é o compromisso da CDU», concluiu.
Já no dia 9, o candidato ao PE e vereador na Câmara Municipal de Braga, Vítor Rodrigues, em conjunto com João Baptista, membro da AM do mesmo concelho, esteve em contacto com a população na estação de Braga. No mesmo dia, esteve ainda presente, em solidariedade, na greve e concentração dos trabalhadores do Diário do Minho.