PCP-PEV quer reforço dos transportes públicos e passe nos 20 euros

O re­forço dos trans­portes pú­blicos é cru­cial para ga­rantir a mo­bi­li­dade da po­pu­lação, em con­di­ções de ra­pidez e con­forto, de­fendeu, dia 10, no Mon­tijo, o Se­cre­tário-Geral do PCP, para quem é ur­gente uma nova re­dução do preço do passe.

Carris Me­tro­po­li­tana é enorme con­quista da po­pu­lação

«Esta é uma luta e um ob­jec­tivo do qual não vamos ab­dicar e que as po­pu­la­ções também não vão deixar cair», as­se­gurou Paulo Rai­mundo, afir­mando saber bem «o que custou a re­dução sig­ni­fi­ca­tiva dos preços dos passes, uma luta que muitos di­ziam ser im­pos­sível vencer».

Luta das po­pu­la­ções, aliada à in­ter­venção do PCP, que levou de ven­cida esse ob­jec­tivo. E por isso o líder co­mu­nista con­si­derou que, ontem como hoje, «será esta mesma força das po­pu­la­ções, será pela pro­posta, pela ini­ci­a­tiva e pela per­sis­tência do PCP e da CDU que vamos con­se­guir um sis­tema as­sente em em­presas pú­blicas ca­pazes de ofe­recer um ser­viço de qua­li­dade e pro­gres­si­va­mente gra­tuito e, no ime­diato, re­duzir o preço do passe para os 20 euros».

Este foi um dos temas fortes que pre­en­cheu a in­ter­venção do Se­cre­tário-Geral neste jantar que reuniu no Clube Des­por­tivo Unidos do Mon­tijo, em am­bi­ente de fra­ternal con­fra­ter­ni­zação e grande con­fi­ança, cerca de oito de­zenas de ac­ti­vistas e apoi­antes da CDU.

O mote mo­bi­li­dade e trans­portes no Mon­tijo e na Área Me­tro­po­li­tana de Lisboa tinha sido já dado por Nuno Ca­ta­rino, que di­rigiu a mesa, ao su­bli­nhar a «grande con­quista» que foi a cri­ação do passe in­ter­modal e que sig­ni­ficou nos úl­timos anos «o maior au­mento no ren­di­mento das fa­mí­lias».

No en­tender do di­ri­gente con­ce­lhio do PCP - que es­tava acom­pa­nhado na mesa, para além de Paulo Rai­mundo, por Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica, pelos mem­bros de ór­gãos con­ce­lhios, re­gi­o­nais e na­ci­o­nais Cátia Veiga, Ale­xandre Bal­reira, Su­zana Cunha e Luís Ba­rata -, não obs­tante a enorme con­quista que é a Carris Me­tro­po­li­tana, não pode ig­norar-se que «per­sistem pro­blemas em vá­rios con­ce­lhos», con­cre­ta­mente, no caso do Mon­tijo, a «li­gação com o Cais do Sei­xa­linho». O que, ex­plicou, é de­vido ao facto de se ter man­tido parte do sis­tema em mãos de pri­vados, ou seja, «em­presa pri­vadas a ex­plorar a ope­ração», so­lução a que o PCP sempre se opôs.

Exigir ex­pli­ca­ções

Abor­dada com de­sen­vol­vi­mento por Paulo Rai­mundo foi também a re­a­li­dade que de­corre do euro, da in­te­gração eu­ro­peia e da es­ca­lada da guerra. Re­cu­sando «dis­cus­sões sim­plistas e de­tur­padas» sobre estas ma­té­rias, ga­rantiu que, no que de­pender do PCP, «nem as im­po­si­ções da UE, nem a po­lí­tica de di­reita de su­ces­sivos go­vernos serão es­con­didas ao povo».

«Os que todos os dias nos vendem a ine­vi­ta­bi­li­dade do ac­tual rumo vão mesmo ter de ex­plicar onde vão cortar 2,8 mil mi­lhões de euros de des­pesa pú­blica já no pró­ximo ano, para sa­tis­fazer as novas re­gras or­ça­men­tais, vo­tadas por PS, PSD, CDS, e com as quais Chega e IL estão de acordo», su­bli­nhou, antes de re­alçar que idên­ticas ex­pli­ca­ções terão de dar quanto às «altas taxas de juro im­postas pelo BCE», quanto aos «crimes eco­nó­micos, as ne­go­ci­atas e a cor­rupção as­so­ciada às pri­va­ti­za­ções» e quanto às «op­ções que amarram o País aos baixos sa­lá­rios e pen­sões, à in­jus­tiça fiscal e aos offshores que a UE pro­tege».

 

De­bate sério sobre a UE

No do­mingo, Paulo Rai­mundo es­teve ainda num al­moço em So­bral de Monte Agraço, onde de­nun­ciou as ne­go­ci­atas as­so­ci­adas às pri­va­ti­za­ções como «crimes eco­nó­micos in­cen­ti­vados pela UE», dando como exemplo mais fla­grante (e re­cente) o caso da ANA.

Para o Se­cre­tário-Geral, há forças que, ao con­trário da CDU, pre­tendem «fal­si­ficar o de­bate nestas elei­ções» em re­lação à UE, de modo a evitar «um de­bate sério e pro­fundo sobre as con­sequên­cias das op­ções da UE» no nosso País. Cláudia So­ares, da Co­missão Con­ce­lhia, in­ter­veio, ainda, para sa­li­entar a im­por­tância do tra­balho das au­tar­quias da CDU.

 



Mais artigos de: Eleições

Só o voto na CDU conta para desenvolver a Madeira

No sá­bado, 18, o Se­cre­tário-Geral do PCP par­ti­cipa num jantar-co­mício no Fun­chal, in­te­grado numa das muitas ac­ções de cam­panha da CDU para asElei­ções Legis­la­tivas Regi­o­nais an­te­ci­padas que se re­a­lizam a 26 de Maio.

Só a coligação PCP-PEV conta para assegurar direitos

Ha­bi­tação, trans­portes, saúde, sa­lá­rios, re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos foram os temas em que se cen­trou Paulo Rai­mundo nas ses­sões pú­blicas que se re­a­li­zaram em Al­co­chete, no dia 10, e em Gaia, an­te­ontem, dia 14.

CDU não arreda pé da defesa do Interior do País

Ga­rantir a co­esão ter­ri­to­rial, de­sen­volver o País, as­se­gurar di­reitos – estes foram al­guns dos pontos-chave abor­dadosna vi­sita ao Inte­rior, entre os dias 7 e 9, do pri­meiro can­di­dato ao Par­la­mento Eu­ropeu (PE), João Oli­veira.

Apoiamos a CDU

Alexandre Leopoldo Hoffmann CastelaMédico cirurgião Comandante Américo Rodrigues SoaresMilitar de Abril Ana Sofia PaivaActriz Bruno Lino VassaloCineasta Carla SacramentoAtleta Celso NetoTrabalhador de armazém, presidente da Associação de Estudantes da Escola 42, Lisboa Conceição LopesProfessora universitária,...

CDU defende investimento no SNS em Guimarães

Uma comitiva da CDU, composta por Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu (PE), Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal (AM) de Guimarães, e Pedro Martins, da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP e do Comité Central, foi recebida, no dia 6, pelo Conselho de Administração da Unidade Local de...

Juventude CDU em Aveiro e Leiria

Inês Guerreiro, candidata jovem da CDU às eleições ao Parlamento Europeu, esteve em contacto, no dia 9, na cidade de Aveiro, com os estudantes das escolas secundárias Homem Cristo, José Estêvão, Mário Sacramento e da Universidade de Aveiro. Ao longo do dia surgiram vários testemunhos que reafirmaram a necessidade de mais...

«Sempre contigo», pela voz de Portugal no PE

No dia 12, em Vialonga, Vila Franca de Xira,centenas de apoiantesestiveram nocomício da CDU«Sempre Contigo», que contou com o Secretário-Geral do PCP, que enfatizou a necessidade de actuar no Parlamento Europeu (PE) para que existam vozes que defendam Portugal na UE, porque «vozes que defendem a UE em Portugal já existem...

Pequeno comércio pode contar com a CDU

A candidata ao Parlamento Europeu e dirigente do PEV, Mariana Silva, esteve, no dia 8, no distrito de Viana do Castelo, numa acção em Ponte de Lima, ouvindo pequenos comerciantes de sectores como as livrarias de bairro (que, apesar de condições desiguais frente aos grupos económicos, mantêm a sua actividade) e de...

Mora e Vendas Novas

Numa sessão pública de dia 12, em Cabeção, concelho de Mora, João Pimenta Lopes deu nota do trabalho ímpar dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), e da importância do reforço da CDU para que os portugueses tenham mais deputados que, no PE, estejam comprometidos, como nenhuns outros, com a defesa dos interesses...

Serpa, Portalegre e Ferreira do Alentejo

No dia 13, em Pias, concelho de Serpa, João Pimenta Lopes esteve em contacto com a população e o pequeno comércio. O candidato não deixou de salientar que, no dia 9 de Junho, a escolha que se fará é entre os que deixam o desenvolvimento das zonas rurais ao sabor dos interesses de uns poucos e entre os que, como os...