CDU não arreda pé da defesa do Interior do País

Garantir a coesão territorial, desenvolver o País, assegurar direitos – estes foram alguns dos pontos-chave abordadosna visita ao Interior, entre os dias 7 e 9, do primeiro candidato ao Parlamento Europeu (PE), João Oliveira.

Assegurar o direito à mobilidade às populações do Interior é essencial

O périplo teve início na Fitecom, Covilhã, onde o candidato, junto dos trabalhadores, apresentou propostas da CDU como mais salários, garantia da saúde e segurança no trabalho, e redução do horário laboral.

Rumo à Guarda, o candidato marcou presença num participado desfile onde reafirmou o compromisso da CDU de lutar por um Portugal democrático e desenvolvido, no quadro de uma Europa de paz, progresso e cooperação.

Também presentes estiveram Honorato Robalo, mandatário regional, Miguel Martins, da Comissão Executiva do PEV (que defendeu uma UE que dê respostas à conservação da natureza e biodiversidade), e Rui Pedro Branquinho, da Juventude CDU (que se focou nos direitos dos estudantes e dos jovens trabalhadores).

O dia terminou num animado jantar em Castelo Branco.

Mobilidade e agricultura

«Precisamos de políticas que garantam condições para que a mobilidade seja assegurada às populações e seja um contributo para o desenvolvimento das regiões», frisou, no dia 8, João Oliveira, em visita ao Centro Interpretativo do Tua, Carrazeda de Ansiães.

De acordo com o candidato, é necessário concretizar o Plano de Mobilidade do Tua, com uma solução de transporte público para as populações da região (num contexto difícil, onde as barragens foram vendidas à Engie e os transportes continuam concessionados a privados).

Se o direito à mobilidade é essencial, insistiu João Oliveira, «isso exige investimento público, e não apenas nas infra-estruturas de transporte, mas, particularmente, na infra-estrutura ferroviária».

Já em Vila Real, vincou (num encontro com a CNA, Baladi e Secretariado dos Baldios) a necessidade de uma política que valorize a agricultura familiar, supere os problemas da PAC e implemente medidas de regulação do mercado e da produção.

O dia terminou numa tribuna pública em defesa do investimento no Interior.

Idosos com direitos

Com o candidato Leonel Ferreira, João Oliveira, no dia 9, esteve num comício em Viseu, denunciando as medidas do Governo em relação ao complemento solidário para idosos (CSI), que as anunciou «como se fossem a resposta de fundo aos problemas dos reformados», afirmou. «Não são!», disse, pois o problema essencial destas políticas são a limitação aos idosos com CSI, e não a sua universalização, desde a comparticipação a 100 por cento dos medicamentos ao aumento da referência do CSI paa 600 euros, o que levou João Oliveira a questionar: «e todos os outros reformados»?

Ainda no mesmo dia, o candidato contactou a população e pequenos comerciantes na Feira de Lamego, bem como os trabalhadores da PSA Citroën, em Mangualde.

 



Mais artigos de: Eleições

Só o voto na CDU conta para desenvolver a Madeira

No sábado, 18, o Secretário-Geral do PCP participa num jantar-comício no Funchal, integrado numa das muitas acções de campanha da CDU para asEleições Legislativas Regionais antecipadas que se realizam a 26 de Maio.

Só a coligação PCP-PEV conta para assegurar direitos

Habitação, transportes, saúde, salários, reformados, pensionistas e idosos foram os temas em que se centrou Paulo Raimundo nas sessões públicas que se realizaram em Alcochete, no dia 10, e em Gaia, anteontem, dia 14.

Apoiamos a CDU

Alexandre Leopoldo Hoffmann CastelaMédico cirurgião Comandante Américo Rodrigues SoaresMilitar de Abril Ana Sofia PaivaActriz Bruno Lino VassaloCineasta Carla SacramentoAtleta Celso NetoTrabalhador de armazém, presidente da Associação de Estudantes da Escola 42, Lisboa Conceição LopesProfessora universitária,...

CDU defende investimento no SNS em Guimarães

Uma comitiva da CDU, composta por Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu (PE), Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal (AM) de Guimarães, e Pedro Martins, da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP e do Comité Central, foi recebida, no dia 6, pelo Conselho de Administração da Unidade Local de...

Juventude CDU em Aveiro e Leiria

Inês Guerreiro, candidata jovem da CDU às eleições ao Parlamento Europeu, esteve em contacto, no dia 9, na cidade de Aveiro, com os estudantes das escolas secundárias Homem Cristo, José Estêvão, Mário Sacramento e da Universidade de Aveiro. Ao longo do dia surgiram vários testemunhos que reafirmaram a necessidade de mais...

«Sempre contigo», pela voz de Portugal no PE

No dia 12, em Vialonga, Vila Franca de Xira,centenas de apoiantesestiveram nocomício da CDU«Sempre Contigo», que contou com o Secretário-Geral do PCP, que enfatizou a necessidade de actuar no Parlamento Europeu (PE) para que existam vozes que defendam Portugal na UE, porque «vozes que defendem a UE em Portugal já existem...

Pequeno comércio pode contar com a CDU

A candidata ao Parlamento Europeu e dirigente do PEV, Mariana Silva, esteve, no dia 8, no distrito de Viana do Castelo, numa acção em Ponte de Lima, ouvindo pequenos comerciantes de sectores como as livrarias de bairro (que, apesar de condições desiguais frente aos grupos económicos, mantêm a sua actividade) e de...

Mora e Vendas Novas

Numa sessão pública de dia 12, em Cabeção, concelho de Mora, João Pimenta Lopes deu nota do trabalho ímpar dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), e da importância do reforço da CDU para que os portugueses tenham mais deputados que, no PE, estejam comprometidos, como nenhuns outros, com a defesa dos interesses...

Serpa, Portalegre e Ferreira do Alentejo

No dia 13, em Pias, concelho de Serpa, João Pimenta Lopes esteve em contacto com a população e o pequeno comércio. O candidato não deixou de salientar que, no dia 9 de Junho, a escolha que se fará é entre os que deixam o desenvolvimento das zonas rurais ao sabor dos interesses de uns poucos e entre os que, como os...