Só o voto na CDU conta para desenvolver a Madeira

No sá­bado, 18, o Se­cre­tário-Geral do PCP par­ti­cipa num jantar-co­mício no Fun­chal, in­te­grado numa das muitas ac­ções de cam­panha da CDU para asElei­ções Legis­la­tivas Regi­o­nais an­te­ci­padas que se re­a­lizam a 26 de Maio.

«A jus­tiça so­cial pre­cisa de mais CDU»

Estas re­gi­o­nais ocorrem de­pois de o Pre­si­dente da Re­pú­blica ter dis­sol­vido o Par­la­mento ma­dei­rense, na sequência da crise po­lí­tica de­sen­ca­deada em Ja­neiro, quando o líder do Go­verno Re­gi­onal (PSD/​CDS), Mi­guel Al­bu­querque, foi cons­ti­tuído ar­guido num pro­cesso em que são in­ves­ti­gadas sus­peitas de cor­rupção.

Ao Avante!, Edgar Silva, pri­meiro can­di­dato da CDU, sa­li­entou que as elei­ções acon­tecem «num quadro de brutal agra­va­mento da in­jus­tiça so­cial na Ma­deira e no Porto Santo», onde «cinco por cento da po­pu­lação tem 58 por cento da ri­queza criada».

«Nestas elei­ções, todos quantos querem lutar para que esta Re­gião não con­tinue a ser o lugar onde a po­breza é má­xima, onde se pra­ticam os mais baixos sa­lá­rios, onde existem as mais baixas pen­sões e as mais baixas re­formas, aqueles que não aceitam que esta con­tinue a ser a Re­gião mais de­si­gual do País, só podem votar na CDU», apelou.

Ilus­trou a si­tu­ação com os pro­blemas no acesso à saúde, «entre quem fica nas listas de es­pera para con­sultas ou ci­rur­gias» e «quem tem di­nheiro para re­solver o seu pro­blema», ou à ha­bi­tação, «numa terra onde ar­rendar uma mo­radia, e mais ainda com­prar casa, passou a ser um pri­vi­légio de poucas fa­mí­lias».

Luta pela sub­sis­tência

Nas zonas de ul­tra­pe­ri­feria «quase tudo está em falta, desde o es­goto à ur­ba­ni­zação» e as es­colas «cris­ta­lizam as in­jus­tiças e as di­fe­renças so­ciais, no acesso à edu­cação e no acesso à cul­tura». «O sub­de­sen­vol­vi­mento na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira é uma con­sequência da falta de in­ves­ti­mento pú­blico nas lo­ca­li­dades ul­tra­pe­ri­fé­ricas», de­nun­ciou Edgar Silva, re­for­çando que «o sub­de­sen­vol­vi­mento ex­pressa a po­sição pe­ri­fé­rica através das ne­ces­si­dades bá­sicas por re­solver», ao con­trário de ou­tras lo­ca­li­dades que, na Ma­deira e no Porto Santo, «se cons­ti­tuem como cen­tros onde se con­cen­tram e acu­mulam os in­ves­ti­mentos».

A CDU não só aponta as res­pon­sa­bi­li­dades dos go­ver­nantes do PSD e do CDS por estes pro­blemas do sub­de­sen­vol­vi­mento, como apre­senta pro­postas con­cretas para uma ne­ces­sária al­ter­na­tiva, para a trans­for­mação desta re­a­li­dade es­tru­tu­ral­mente in­justa.

 

Agra­va­mento das de­si­gual­dades

Numa Re­gião que já tinha as mai­ores de­si­gual­dades so­ciais do País, o pro­blema ha­bi­ta­ci­onal está a tornar mais ex­tre­madas e ainda mais fundas as de­si­gual­dades so­ciais. «No pa­raíso pri­vado dos in­ves­ti­dores em que se tornou a Ma­deira, com o Go­verno PSD/​CDS ao ser­viço dos ne­go­ci­antes e o au­mento ga­lo­pante das rendas, as me­didas de apoio pú­blico à ha­bi­tação acabam nas contas de certos se­nho­rios e nas mãos dos es­pe­cu­la­dores», apontou Edgar Silva, re­fe­rindo que «este é o maior fra­casso» da go­ver­nação an­te­rior, como «está ex­posto na ex­tensa lista de es­pera de mi­lhares de fa­mí­lias que nesta terra não con­se­guem uma casa para ter uma vida digna».

Outro in­di­cador das de­si­gual­dades é o agra­va­mento dos pro­blemas da ex­plo­ração e da pre­ca­ri­e­dade la­boral.

 

«De­sen­volver, De­mo­cra­tizar, Des­co­lo­nizar»

«Quais são as re­fe­rên­cias mais fortes do Ma­ni­festo Elei­toral e do pro­jecto al­ter­na­tivo de­fen­dido pela CDU nestas Elei­ções Le­gis­la­tivas Re­gi­o­nais?», ques­ti­onou o Avante!. «A CDU apre­senta um pro­jecto al­ter­na­tivo para o de­sen­vol­vi­mento. Nós temos pro­postas con­cretas» para «que se cumpra Abril nesta Re­gião, para que a Au­to­nomia se co­loque ao ser­viço dos tra­ba­lha­dores e do povo», afirmou Edgar Silva, as­si­na­lando que, pas­sados 50 anos da Re­vo­lução dos Cravos, na Re­gião estão por re­a­lizar os «três D, que mar­caram o pro­grama po­lí­tico dos Ca­pi­tães de Abril: De­sen­volver, De­mo­cra­tizar, Des­co­lo­nizar».

Para a CDU é pri­o­ri­tário «De­sen­volver», através de «me­didas de com­bate aos enormes abismos so­ciais e ter­ri­to­riais que ca­rac­te­rizam esta terra»; é ur­gente dar res­posta ao ob­jec­tivo de «De­mo­cra­tizar», com «me­didas con­cretas para al­terar as pro­fundas in­jus­tiças so­ciais, de modo que a de­mo­cracia eco­nó­mica não con­tinue a ser uma mi­ragem»; é im­pe­rioso «Des­co­lo­nizar», através «de pro­jectos que li­bertem do que resta do jugo co­lo­nial» e «do muito que está en­rai­zado de po­derio dos se­nhores do mando nestas ilhas», as­si­nalou o can­di­dato.

 



Mais artigos de: Eleições

PCP-PEV quer reforço dos transportes públicos e passe nos 20 euros

O re­forço dos trans­portes pú­blicos é cru­cial para ga­rantir a mo­bi­li­dade da po­pu­lação, em con­di­ções de ra­pidez e con­forto, de­fendeu, dia 10, no Mon­tijo, o Se­cre­tário-Geral do PCP, para quem é ur­gente uma nova re­dução do preço do passe.

Só a coligação PCP-PEV conta para assegurar direitos

Ha­bi­tação, trans­portes, saúde, sa­lá­rios, re­for­mados, pen­si­o­nistas e idosos foram os temas em que se cen­trou Paulo Rai­mundo nas ses­sões pú­blicas que se re­a­li­zaram em Al­co­chete, no dia 10, e em Gaia, an­te­ontem, dia 14.

CDU não arreda pé da defesa do Interior do País

Ga­rantir a co­esão ter­ri­to­rial, de­sen­volver o País, as­se­gurar di­reitos – estes foram al­guns dos pontos-chave abor­dadosna vi­sita ao Inte­rior, entre os dias 7 e 9, do pri­meiro can­di­dato ao Par­la­mento Eu­ropeu (PE), João Oli­veira.

Apoiamos a CDU

Alexandre Leopoldo Hoffmann CastelaMédico cirurgião Comandante Américo Rodrigues SoaresMilitar de Abril Ana Sofia PaivaActriz Bruno Lino VassaloCineasta Carla SacramentoAtleta Celso NetoTrabalhador de armazém, presidente da Associação de Estudantes da Escola 42, Lisboa Conceição LopesProfessora universitária,...

CDU defende investimento no SNS em Guimarães

Uma comitiva da CDU, composta por Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu (PE), Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal (AM) de Guimarães, e Pedro Martins, da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP e do Comité Central, foi recebida, no dia 6, pelo Conselho de Administração da Unidade Local de...

Juventude CDU em Aveiro e Leiria

Inês Guerreiro, candidata jovem da CDU às eleições ao Parlamento Europeu, esteve em contacto, no dia 9, na cidade de Aveiro, com os estudantes das escolas secundárias Homem Cristo, José Estêvão, Mário Sacramento e da Universidade de Aveiro. Ao longo do dia surgiram vários testemunhos que reafirmaram a necessidade de mais...

«Sempre contigo», pela voz de Portugal no PE

No dia 12, em Vialonga, Vila Franca de Xira,centenas de apoiantesestiveram nocomício da CDU«Sempre Contigo», que contou com o Secretário-Geral do PCP, que enfatizou a necessidade de actuar no Parlamento Europeu (PE) para que existam vozes que defendam Portugal na UE, porque «vozes que defendem a UE em Portugal já existem...

Pequeno comércio pode contar com a CDU

A candidata ao Parlamento Europeu e dirigente do PEV, Mariana Silva, esteve, no dia 8, no distrito de Viana do Castelo, numa acção em Ponte de Lima, ouvindo pequenos comerciantes de sectores como as livrarias de bairro (que, apesar de condições desiguais frente aos grupos económicos, mantêm a sua actividade) e de...

Mora e Vendas Novas

Numa sessão pública de dia 12, em Cabeção, concelho de Mora, João Pimenta Lopes deu nota do trabalho ímpar dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), e da importância do reforço da CDU para que os portugueses tenham mais deputados que, no PE, estejam comprometidos, como nenhuns outros, com a defesa dos interesses...

Serpa, Portalegre e Ferreira do Alentejo

No dia 13, em Pias, concelho de Serpa, João Pimenta Lopes esteve em contacto com a população e o pequeno comércio. O candidato não deixou de salientar que, no dia 9 de Junho, a escolha que se fará é entre os que deixam o desenvolvimento das zonas rurais ao sabor dos interesses de uns poucos e entre os que, como os...