PCP-PEV quer reforço dos transportes públicos e passe nos 20 euros

O reforço dos transportes públicos é crucial para garantir a mobilidade da população, em condições de rapidez e conforto, defendeu, dia 10, no Montijo, o Secretário-Geral do PCP, para quem é urgente uma nova redução do preço do passe.

Carris Metropolitana é enorme conquista da população

«Esta é uma luta e um objectivo do qual não vamos abdicar e que as populações também não vão deixar cair», assegurou Paulo Raimundo, afirmando saber bem «o que custou a redução significativa dos preços dos passes, uma luta que muitos diziam ser impossível vencer».

Luta das populações, aliada à intervenção do PCP, que levou de vencida esse objectivo. E por isso o líder comunista considerou que, ontem como hoje, «será esta mesma força das populações, será pela proposta, pela iniciativa e pela persistência do PCP e da CDU que vamos conseguir um sistema assente em empresas públicas capazes de oferecer um serviço de qualidade e progressivamente gratuito e, no imediato, reduzir o preço do passe para os 20 euros».

Este foi um dos temas fortes que preencheu a intervenção do Secretário-Geral neste jantar que reuniu no Clube Desportivo Unidos do Montijo, em ambiente de fraternal confraternização e grande confiança, cerca de oito dezenas de activistas e apoiantes da CDU.

O mote mobilidade e transportes no Montijo e na Área Metropolitana de Lisboa tinha sido já dado por Nuno Catarino, que dirigiu a mesa, ao sublinhar a «grande conquista» que foi a criação do passe intermodal e que significou nos últimos anos «o maior aumento no rendimento das famílias».

No entender do dirigente concelhio do PCP - que estava acompanhado na mesa, para além de Paulo Raimundo, por Armindo Miranda, da Comissão Política, pelos membros de órgãos concelhios, regionais e nacionais Cátia Veiga, Alexandre Balreira, Suzana Cunha e Luís Barata -, não obstante a enorme conquista que é a Carris Metropolitana, não pode ignorar-se que «persistem problemas em vários concelhos», concretamente, no caso do Montijo, a «ligação com o Cais do Seixalinho». O que, explicou, é devido ao facto de se ter mantido parte do sistema em mãos de privados, ou seja, «empresa privadas a explorar a operação», solução a que o PCP sempre se opôs.

Exigir explicações

Abordada com desenvolvimento por Paulo Raimundo foi também a realidade que decorre do euro, da integração europeia e da escalada da guerra. Recusando «discussões simplistas e deturpadas» sobre estas matérias, garantiu que, no que depender do PCP, «nem as imposições da UE, nem a política de direita de sucessivos governos serão escondidas ao povo».

«Os que todos os dias nos vendem a inevitabilidade do actual rumo vão mesmo ter de explicar onde vão cortar 2,8 mil milhões de euros de despesa pública já no próximo ano, para satisfazer as novas regras orçamentais, votadas por PS, PSD, CDS, e com as quais Chega e IL estão de acordo», sublinhou, antes de realçar que idênticas explicações terão de dar quanto às «altas taxas de juro impostas pelo BCE», quanto aos «crimes económicos, as negociatas e a corrupção associada às privatizações» e quanto às «opções que amarram o País aos baixos salários e pensões, à injustiça fiscal e aos offshores que a UE protege».

 

Debate sério sobre a UE

No domingo, Paulo Raimundo esteve ainda num almoço em Sobral de Monte Agraço, onde denunciou as negociatas associadas às privatizações como «crimes económicos incentivados pela UE», dando como exemplo mais flagrante (e recente) o caso da ANA.

Para o Secretário-Geral, há forças que, ao contrário da CDU, pretendem «falsificar o debate nestas eleições» em relação à UE, de modo a evitar «um debate sério e profundo sobre as consequências das opções da UE» no nosso País. Cláudia Soares, da Comissão Concelhia, interveio, ainda, para salientar a importância do trabalho das autarquias da CDU.

 



Mais artigos de: Eleições

Só o voto na CDU conta para desenvolver a Madeira

No sábado, 18, o Secretário-Geral do PCP participa num jantar-comício no Funchal, integrado numa das muitas acções de campanha da CDU para asEleições Legislativas Regionais antecipadas que se realizam a 26 de Maio.

Só a coligação PCP-PEV conta para assegurar direitos

Habitação, transportes, saúde, salários, reformados, pensionistas e idosos foram os temas em que se centrou Paulo Raimundo nas sessões públicas que se realizaram em Alcochete, no dia 10, e em Gaia, anteontem, dia 14.

CDU não arreda pé da defesa do Interior do País

Garantir a coesão territorial, desenvolver o País, assegurar direitos – estes foram alguns dos pontos-chave abordadosna visita ao Interior, entre os dias 7 e 9, do primeiro candidato ao Parlamento Europeu (PE), João Oliveira.

Apoiamos a CDU

Alexandre Leopoldo Hoffmann CastelaMédico cirurgião Comandante Américo Rodrigues SoaresMilitar de Abril Ana Sofia PaivaActriz Bruno Lino VassaloCineasta Carla SacramentoAtleta Celso NetoTrabalhador de armazém, presidente da Associação de Estudantes da Escola 42, Lisboa Conceição LopesProfessora universitária,...

CDU defende investimento no SNS em Guimarães

Uma comitiva da CDU, composta por Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu (PE), Inês Rodrigues, membro da Assembleia Municipal (AM) de Guimarães, e Pedro Martins, da Direcção da Organização Regional de Braga do PCP e do Comité Central, foi recebida, no dia 6, pelo Conselho de Administração da Unidade Local de...

Juventude CDU em Aveiro e Leiria

Inês Guerreiro, candidata jovem da CDU às eleições ao Parlamento Europeu, esteve em contacto, no dia 9, na cidade de Aveiro, com os estudantes das escolas secundárias Homem Cristo, José Estêvão, Mário Sacramento e da Universidade de Aveiro. Ao longo do dia surgiram vários testemunhos que reafirmaram a necessidade de mais...

«Sempre contigo», pela voz de Portugal no PE

No dia 12, em Vialonga, Vila Franca de Xira,centenas de apoiantesestiveram nocomício da CDU«Sempre Contigo», que contou com o Secretário-Geral do PCP, que enfatizou a necessidade de actuar no Parlamento Europeu (PE) para que existam vozes que defendam Portugal na UE, porque «vozes que defendem a UE em Portugal já existem...

Pequeno comércio pode contar com a CDU

A candidata ao Parlamento Europeu e dirigente do PEV, Mariana Silva, esteve, no dia 8, no distrito de Viana do Castelo, numa acção em Ponte de Lima, ouvindo pequenos comerciantes de sectores como as livrarias de bairro (que, apesar de condições desiguais frente aos grupos económicos, mantêm a sua actividade) e de...

Mora e Vendas Novas

Numa sessão pública de dia 12, em Cabeção, concelho de Mora, João Pimenta Lopes deu nota do trabalho ímpar dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), e da importância do reforço da CDU para que os portugueses tenham mais deputados que, no PE, estejam comprometidos, como nenhuns outros, com a defesa dos interesses...

Serpa, Portalegre e Ferreira do Alentejo

No dia 13, em Pias, concelho de Serpa, João Pimenta Lopes esteve em contacto com a população e o pequeno comércio. O candidato não deixou de salientar que, no dia 9 de Junho, a escolha que se fará é entre os que deixam o desenvolvimento das zonas rurais ao sabor dos interesses de uns poucos e entre os que, como os...