Cinco anos ao lado do povo e em defesa do País

O balanço do mandato dos deputados do PCP no Parlamento Europeu (matéria já parcialmente noticiada na edição anterior do Avante!) foi apresentado no dia 30 de Abril. A iniciativa realizou-se em Lisboa, no Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

A CDU cumpriu de forma integral os compromissos que assumiu com o povo

Foi intensa e diversificada a actividade dos deputados do PCP em Bruxelas e Estrasburgo. Saldou-se pela sua quantidade e qualidade e partiu sempre de um conhecimento profundo da realidade do País. Foram estes os elementos que ficaram bem claros na sessão de apresentação do balanço. Aliás, os números falam por si: às milhares de iniciativas de carácter institucional (os números concretos estão presentes na edição anterior), juntam-se as mais de 1500 iniciativas realizadas por todo o País – entre reuniões, encontros, debates, contactos, sessões e tribunas públicas.

Foi sobre estas iniciativas, em jeito de síntese, que se debruçaram os deputados do PCP no Parlamento Europeu (PE), Sandra Pereira e João Pimenta Lopes, nas suas intervenções.

Já João Ferreira, membro da Comissão Política do Comité Central e deputado no PE (substituído por João Pimenta Lopes em Julho de 2021), recordou na apresentação inicial da iniciativa os grandes temas que marcaram o mandato dos eleitos comunistas: a pandemia da COVID-19; a aprovação do quadro financeiro plurianual de 2021-2027; a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência; o aumento do custo de vida; a reforma do Pacto de Estabilidade e da legislação relativa à Governação Económica, concluída há apenas duas semanas; e ainda as guerras na Ucrânia e na Palestina e toda a deriva armamentista e militarista. Em todos esses momentos, os deputados do PCP estiveram do lado dos interesses nacionais, do povo e dos trabalhadores portugueses.

Em defesa do País
«Foi um trabalho realizado com uma ligação profunda aos problemas do povo e do País, à realidade nacional, à luta dos trabalhadores e das populações pelos seus direitos e anseios», salientou João Oliveira, primeiro candidato da CDU nas eleições ao PE. «Um trabalho que confirmou a CDU como a voz dos trabalhadores e do povo no PE, a voz que é preciso reforçar para lutar por melhores condições de vida, por uma vida com direitos, igualdade e justiça social numa Europa de paz, progresso, e cooperação», acrescentou.

Para o candidato, o trabalho dos deputados do PCP confirmou ainda uma intervenção que se destacou pelo empenho na «mobilização de todos os meios, recursos e possibilidade a favor do progresso e desenvolvimento de Portugal».

Coerência
«Também lá [em Bruxelas e Estrasburgo], como cá, dizemos o que fazemos e fazemos o que dizemos, sem rodeios e sem hesitações», começou por salientar Paulo Raimundo, para quem nem todas as forças políticas podem dizer o mesmo. Foi assim quando o PCP propôs o aumento do financiamento no PE para, em Portugal, se poder investir em infra-estruturas de transportes e na promoção do transporte público. Os deputados eleitos pelo PS, PSD e CDS votaram contra. Os mesmo partidos que rejeitaram a proposta do PCP sobre a alocação de fundos europeus para – em vez do militarismo e da guerra – a promoção da melhoria da situação económica e social em Portugal.

«Quando os nossos deputados propuseram lá que Portugal recuperasse os mandatos perdidos no PE aquando dos sucessivos alargamentos da UE, negando que Portugal continuasse a ser prejudicado e a ter cada vez menos voz, os deputados de PS, PSD e BE rejeitaram que tal acontecesse», acrescentou o Secretário-Geral do Partido.

«Lá, em Bruxelas e Estrasburgo, como cá, em Portugal, fica claro de que lado está cada força política, que opções fazem e ao serviço de quem estão», destacou ainda.

 



Mais artigos de: Eleições

O que está em causa nas eleições para o Parlamento Europeu?

Se a CDU critica a União Europeia (UE), para quê eleger deputados da CDU ao Parlamento Europeu?Porque os deputados da CDU no Parlamento Europeu, ao contrário de outros, estão lá para dar voz aos direitos dos trabalhadores e do povo, para defender o interesse nacional. São muitas as decisões...

«Voz insubstituível» da CDU é afirmada no Ribatejo

No dia 7, o Secretário-Geral do PCP, participou em três iniciativas da CDU no Ribatejo. Em todas esteve acompanhado por Gisela Matias, candidata ao Parlamento Europeu (PE), e Diogo d'Ávila, do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Santarém do PCP.

Apoiamos a CDU

António Carrapato - Fotógrafo António Revez - Actor, encenador Blessing Lumueno - Treinador de futebol Carlos Curto - Músico, actor e encenador Carolina Ribeiro - Enfermeira Fátima Dias - Professora Fernando Pardal - Músico Comandante Francisco Baptista - Militar de Abril Helena Zuber...

CDU apresenta 10 medidas para a Região Autónoma da Madeira

A CDU tem «propostas concretas» para «que se cumpra Abril» na Madeira e se coloque a Autonomia «ao serviço dos trabalhadores e do povo», afirmou Edgar Silva, na apresentação do Manifesto Eleitoral «Desenvolver, democratizar e descolonizar».

Temos capacidade de produzir mais

No dia 2, o Secretário-Geral do PCP visitou a Ovibeja, afirmando que «precisamos de apoios à produção, e não para parar a produção». Paulo Raimundo lembrou que «não é compreensível que um País como o nosso produza» tão pouco (no que a PAC não é isenta de culpas), mas valorizou o associativismo...

É preciso valorizar e desenvolver os Açores

João Oliveira, primeiro candidato ao Parlamento Europeu (PE), esteve, nos dias 4 e 5, nos Açores, tendo iniciado o périplo na Ilha de São Jorge, no sábado. Na visita a uma cooperativa de produção de queijos (Calheta), o candidato sublinhou a necessidade de medidas específicas de apoio à...

No Alentejo, contra as imposições da UE

No dia 30, em Campo Maior, João Pimenta Lopes, candidato e deputado no Parlamento Europeu (PE), sublinhou a necessidade de um maior número de eleitos da CDU na instituição, «para serem aqueles que defendam Portugal na UE». Num almoço-convívio, o deputado (que contactou, de manhã, a população de Elvas)frisou que «para...

Com as populações do distrito de Braga

No dia 3, os candidatos Mariana Silva e Vítor Rodrigues reuniram com presidentes de juntas de freguesia de Barcelos, tendo por foco o aterro da Paradela. Aqui, as populações (que se têm vindo a manifestar) vêem todos os dias a sua qualidade de vida afectada por fortes odores, situação que a CDU acompanha e que já...