É preciso valorizar e desenvolver os Açores
João Oliveira, primeiro candidato ao Parlamento Europeu (PE), esteve, nos dias 4 e 5, nos Açores, tendo iniciado o périplo na Ilha de São Jorge, no sábado. Na visita a uma cooperativa de produção de queijos (Calheta), o candidato sublinhou a necessidade de medidas específicas de apoio à produção de leite e queijo, valorizando as suas características próprias e apoiando a sua renovação geracional. Também neste dia, visitou uma plantação de Café (Fajã dos Vimes), e o Festival das Reservas da Biosfera (Velas), tendo marcado presença num jantar em Urzelina.
No domingo, João Oliveira esteve na Ilha de São Miguel onde, com a candidata Cátia Benedetti, visitou a Feira Lar, Campo, Mar e as Festas do Santo Cristo, contactando a população e ouvindo as suas preocupações.
Uma das medidas vincadas pelo candidato nos contactos realizados foi a criação de um Programa POSEI transportes para os Açores, que permitiria assegurar transporte marítimo e aéreo no arquipélago, tanto de passageiros como de mercadorias, contribuindo para o direito à mobilidade das populações e mitigando os efeitos da insularidade.
Da visita saiu, ainda, o diagnóstico de muitos outros problemas a que a CDU pretende dar resposta, como o pouco investimento em serviços públicos ou a falta de emprego de qualidade, com bons salários e condições laborais que captem os mais jovens.