Solidariedade com Haitham Dafallah jornalista do Al-Midan preso no Sudão

Haitham Dafallah, director executivo do jornal Al-Midan, do Partido Comunista Sudanês (PCS), foi detido no dia 19, em sua casa, no subúrbio leste de Cartum, a capital do Sudão. A sua detenção foi levada a cabo por membros das Forças de Intervenção Rápida (FIR), que controlam a zona.

A direcção do Al-Midan apelou com carácter de urgência a todas as organizações de direitos humanos, à imprensa progressista internacional e aos partidos comunistas e operários para condenar a detenção arbitrária do jornalista Haitham Dafallah. «A sua dignidade e segurança devem ser garantidas», afirma. «Expressamos profunda consternação pelo bem-estar, dignidade e segurança do nosso colega Haitham Dafallah» e «pedimos a sua imediata libertação», sublinha.

O Sudão está mergulhado, desde meados de Abril de 2023, numa sangrenta guerra que opõe o exército nacional às milícias das FAR e que já causou milhares de mortos, feridos, deslocados no Sudão e refugiados em países vizinhos.




Mais artigos de: Internacional

Israel continua massacre do povo palestiniano

As forças militares israelitas prosseguem a operação de agressão na Faixa de Gaza, que dura há mais de três meses. Na Cisjordânia intensificou-se a repressão, aumentando os crimes e abusos das tropas e dos colonos israelitas.

PIB da China cresceu 5,2 por cento em 2023

A China anunciou que o seu PIB aumentou 5,2 por cento no ano passado. A economia chinesa converteu-se no maior motor do crescimento económico mundial. Pequim reafirmou que pretende partilhar com outros países estes êxitos.

Solidariedade de África com Cuba

Os povos africanos, nas suas lutas pela liberdade, independência, soberania e desenvolvimento, ao longo das últimas décadas, têm contado com a solidariedade das forças progressistas de todo o mundo. E, sabe-se bem, têm sido solidários com os combates emancipadores e as causas justas de outros povos. A demonstração mais...