Juventude CDU contacta com trabalhadores e estudantes
No dia 11 de Janeiro, a Juventude CDU realizou, frente ao Liceu Camões, em Lisboa, uma tribuna pública «Pelo direito dos estudantes à saúde mental». Nas intervenções e testemunhos, os estudantes do ensino secundário do Liceu Camões e das escolas secundárias Maria Amália Vaz Carvalho (Alfama) e José Gomes Ferreira (Benfica) denunciaram o número insuficiente de psicólogos nas escolas. Abordaram-se ainda vários outros problemas, como a falta de condições materiais nas escolas, os exames nacionais e o efeito dos mesmos na saúde mental dos estudantes.
Segunda-feira, 22, tiveram lugar diversas acções de contacto com trabalhadores e estudantes do distrito de Lisboa, nomeadamente com os utentes da CP na Linha de Sintra, com os trabalhadores da CateringPor e com os micro, pequenos e médios empresários em Moscavide. Em Lisboa, os jovens da CDU realizaram uma arruada na rua Morais Soares e uma tribuna pública, na Praça Paiva Couceiro, intitulada «Quanta vida cabe num quarto?». À noite foi colocado um estendal reivindicativo no Centro Comercial Vasco da Gama com as principais reivindicações daqueles que ali trabalham. O programa deste dia contou com a presença de Mariana Metelo, candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Acções semelhantes decorreram – neste e noutros dias –no Porto, Évora, Leiria, Braga, Viana do Castelo, Setúbal, Loures, Coimbra, entre outras localidades.
No Funchal, dia 19, teve lugar uma mesa-redonda que abordou a luta dos jovens madeirense e portossantense e foi apresentado o projecto e os compromissos da CDU para a Região, como o aumento geral dos salários em 15 por cento, no mínimo de 150 euros, o combate à desregulação dos horários de trabalho, o fim dos exames nacionais, das propinas e taxas emolumentos e construção de residências universitárias públicas.