Coimbra
Dia 9, no Espaço 25, Coimbra, houve uma declaração pública da CDU, com presença e intervenção de Fernando Teixeira, primeiro candidato pelo distrito, que apresentou propostas em temas tão centrais como a saúde. Foi afirmada a necessidade da «reversão da fusão dos Hospitais de Coimbra» e «da criação de verdadeiros Sistemas Locais de Saúde», face às actuais unidades locais de saúde, que, não respondendo a problemas do SNS como a falta de investimento público e de recursos humanos, facilitam o caminho da privatização dos que lucram com o negócio da doença.
O candidato apresentou, também, medidas noutras áreas vitais para a região e o País, como os transportes e mobilidade (com o reforço dos SMTUC e a modernização e aposta na rede ferroviária), a habitação (com o tabelamento do preço das rendas e a colocação dos «lucros da banca a pagar os encargos resultantes das taxas de juro»), o aumento do custo de vida (sendo necessário controlar e fixar preços de bens essenciais) ou o imperativo aumento geral dos salários e pensões. Todas elas propostas do PCP, inúmeras vezes apresentadas e chumbadas pelos partidos da política de direita.
Na sessão esteve também presente Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central do PCP, que destacou o candidato como «um jovem que conhece o mundo do trabalho e as dificuldades dos trabalhadores», bem como Teresa Costa, do Conselho Nacional do PEV.