CDU desafia inevitabilidades no distrito de Coimbra
Várias iniciativas têm pontuado a agenda do primeiro candidato da CDU ao círculo eleitoral de Coimbra, Fernando Teixeira. Antes de ontem, dia 9, no espaço 25 – Centro de Trabalho do PCP, numa declaração pública, foram expostos os principais eixos de intervenção da CDU, o seu programa e propostas concretas para a região.
Os trabalhadores do distrito de Coimbra têm, com os deputados da CDU, voz na AR
«Não pintamos o País e a região de cor-de-rosa, mas também afirmamos que não há inevitabilidades», salientou Fernando Teixeira na sua declaração. E foi exactamente o que fez, desmontar inevitabilidades através da apresentação de propostas concretas para a região nas áreas da Saúde (como a reversão dos Hospitais de Coimbra, uma nova maternidade e um «verdadeiro» Serviço de Urgência Polivalente no Hospital Geral dos Covões), das infra-estruturas (como a requalificação e duplicação da IP3, o reforço dos Transportes Urbanos de Coimbra), da habitação (com o tabelamento das rendas) ou da agricultura e do mundo rural (com a salvaguarda da propriedade comunitária e pelo ordenamento florestal).
Trabalho diário pela região
Nos dias 6 e 7, na Feira dos 7, em Coimbra, e na Feira da Espinheira, em Penacova, a CDU esteve em contacto com a população e comerciantes. Mas já antes, no dia 28 de Dezembro, uma delegação da CDU, composta por Fernando Teixeira e Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, reuniu com a Associação Distrital dos Agricultores do Baixo Mondego, na cooperativa do Bebedouro, em Arazede, Montemor-o-Velho, com o objectivo de conhecer os principais problemas dos pequenos e médios agricultores.
Em nota de imprensa, a CDU relatou as principais dificuldades sentidas no sector, como a diminuição do preço da venda dos produtos à distribuição, de que é exemplo o arroz que, num ano, desceu dos 700 euros/tonelada para os 500, apesar de o preço pago pelos consumidores continuar a aumentar. Além disso, referiu ainda os problemas no escoamento dos produtos, como é o caso dos adubos, cujos ingredientes estão «muito mais baratos».
Para a CDU, é essencial defender a produção nacional e os pequenos e médios agricultores, «fundamentais na promoção do desenvolvimento do País».
Já no dia 5, uma delegação composta pelo primeiro candidato e por Vladimiro Vale, membro da Comissão Política do Comité Central, reuniu com a União dos Sindicatos de Coimbra da CGTP-IN. Entre problemas levantados e soluções para a sua resolução, a conclusão do encontro demonstrou, mais uma vez, que o PCP e a CDU estão ao lado da luta dos trabalhadores do distrito.