Viana do Castelo
Depois de, no final do ano passado ter marcado presença junto dos trabalhadores dos Estaleiros Navais, da Uchiyama, da Browning, da Mephisto e do Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, da Gestamp, em Vila Nova de Cerveira e da ZF, em Ponte de Lima, a CDU começa o ano de 2024 em contacto com os trabalhadores da Enercon.
Nos contactos, alertou-se para o facto de aqueles trabalhadores continuarem a enfrentar ritmos de trabalho intensos, com trabalho nocturno e por turnos generalizado nas fábricas, em troca de baixos salários e da incerteza da precariedade. Como se recordou, o actual Governo do PS, apoiado por PSD, Chega e IL, recusaram as recentes propostas do PCP para revogar as normas gravosas da legislação laboral e reforçar direitos.
No dia 28 de Dezembro, Joaquim Celestino Ribeiro, primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, visitou as instalações da Geice FM, da Rádio Alto Minho e do semanário Alto Minho, tendo destacado o papel fundamental da comunicação social plural e independente na democracia e, particularmente, dos órgãos regionais e locais que dão voz à realidade das populações. O candidato informou o jornalistas e profissionais da comunicação social que o PCP propôs, recentemente, um programa de apoio para aqueles órgãos, que passasse pela comparticipação a 100 por cento do porte pago e da aquisição de publicações periódicas regionais e locais por entidades públicas ou sem fins lucrativos.