Chilenos rejeitam em referendo projecto reaccionário de Constituição

No Chile, foi rejeitada em referendo, que decorreu no domingo, 17, a proposta constitucional apresentada pela direita e extrema-direita. O projecto de Constituição submetido pelo Partido Republicano e aliados recebeu o voto contra de 55,76 por cento dos eleitores, quase 12 pontos acima dos que o apoiaram, que obtiveram 44,24 por cento.

O presidente Gabriel Boric anunciou que, perante a expressão e a vontade da soberania popular, está encerrado durante o resto do seu mandato o processo constitucional.

Assim, após duas propostas referendadas e rejeitadas, continuará vigente no Chile a Constituição imposta em 1980 pela ditadura de Augusto Pinochet e depois modificada parcialmente durante os governos da chamada «concertação para a democracia».

Depois de conhecidos os resultados do referendo, as forças políticas que apoiaram a rejeição do projecto reaccionário de Constituição – entre as quais o Partido Comunista do Chile – saudaram a «jornada cívica exemplar» e sublinharam que o povo chileno «manifestou com força e clareza a sua posição».

Na sua declaração, as forças democráticas afirmam que têm pela frente «a urgente necessidade de sintonizar a agenda do Chile real com as prioridades do sistema político, isto é, segurança, crescimento económico, emprego, pensões, saúde e educação». E realçam que «o Chile não nos perdoará continuar a adiar o que desde há décadas vem a ser adiado. É tempo de construção, acordos, trabalho e unidade». Sublinhando ter ficado claro que o projecto de país e de sociedade que a proposta de Constituição oferecia não correspondem às aspirações das famílias chilenas e ainda menos às bases de construção de um País de que todos se sintam parte, para continuar avançando.

 

 



Mais artigos de: Internacional

Massacre na Faixa de Gaza soma 20 mil mortos e mais de 52 mil feridos

Intensificaram-se os ataques israelitas nos territórios palestinianos ocupados. Na Faixa de Gaza já foram mortos cerca de 20 mil palestinianos e ficaram feridos mais de 52 mil, sendo a maior parte das vítimas crianças e mulheres. No Conselho de Segurança, os EUA continuam a travar uma resolução que preconize o cessar-fogo imediato e permanente.

China e Vietname estreitam relações

Com a recente visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Vietname, os dois países asiáticos reforçaram ainda mais as suas relações, no quadro da associação de cooperação estratégica integral estabelecida em 2008.

COP 28 aquém das proclamadas ambições

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu consideram que os compromissos e medidas concretas adoptadas na COP28 ficam aquém das proclamadas ambições. Reafirmam que a solução para os problemas ambientais não pode ser encontrada sem considerar simultaneamente as dimensões económicas e sociais. E que «é hora de implementar...

As duas caras de Jano Biden

Mesmo que não ganhe as eleições presidenciais do próximo ano, por estar preso ou judicialmente impedido de se candidatar, Trump já venceu. A natureza conhece um fungo assim: chama-se Ophiocordyceps unilateralis e ataca as formigas das florestas tropicais. O fungo toma conta do cérebro do...