China e Vietname estreitam relações
Com a recente visita do presidente da China, Xi Jinping, ao Vietname, os dois países asiáticos reforçaram ainda mais as suas relações, no quadro da associação de cooperação estratégica integral estabelecida em 2008.
Como refere a Declaração Comum Vietname-China, a visita de Estado do Secretário-Geral do Comité Central do Partido Comunista Chinês e Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, realizou-se a convite do Secretário-Geral do do Comité Central do Partido Comunista do Vietname (PCV), Nguiên Phu Trong, e do Presidente da República Socialista do Vietname, Vo Van Thuong, nos dias 12 e 13.
Na mesma declaração, as duas partes «consideram que o Vietname e a China são bons vizinhos, bons amigos, bons camaradas, ambos países socialistas dirigidos pelo Partido Comunista, têm regimes políticos similares, partilham ideais e convicções comuns, vias de desenvolvimento semelhantes, assumem a direcção e partilham um futuro comuns, trabalham para a felicidade dos dois povos e para a prosperidade dos dois países, para a nobre causa da paz e do progresso da humanidade».
Afirmaram ainda a vontade comum de promover a histórica relação de amizade profunda que une os dois países, caracterizada pela camaradagem e a fraternidade e de continuar a aprofundar e reforçar uma cooperação estratégica integral, comprometendo-se a construir uma «comunidade de futuro partilhado» e de trabalhar para a felicidade dos dois povos, para a causa da paz e para o progresso da humanidade.
Comprometeram-se, nesse sentido, a desenvolver as relações nesta nova era caracterizada por «uma confiança política mais elevada, uma cooperação em matéria de defesa e segurança mais substancial e por uma cooperação pragmática mais profunda, uma base social mais sólida, uma coordenação multilateral mais estreita, com os diferentes meios controlados e regulamentados, com uma sinergia de esforços para promover o desenvolvimento da causa do socialismo mundial e contribuir positivamente para a paz e o progresso da humanidade».
No quadro das suas relações bilaterais, os dois governos assinaram durante a visita 36 acordos de cooperação – entre eles de ligação ferroviária – e a já citada declaração conjunta.
O presidente chinês manteve conversações separadas com o Secretário-Geral do Comité Central do PCV, Nguyen Phu Trong, e com o presidente vietnamita, Vo Van Thuong. Além disso, reuniu-se com o primeiro-ministro, Phan Minh Chinh, e com o presidente da Assembleia Nacional, Vuong Dinh Hue.
As conversações centraram-se em sectores chaves como política, segurança, cooperação económica e cultural ou questões multilaterais em assuntos marítimos.