Trabalhar sem descanso por Portalegre e Beja
Dirigentes locais e distritais do PCP, acompanhados pelo deputado João Dias, visitaram, nos primeiros dias de Dezembro, os distritos de Portalegre e Beja para contactos com população e trabalhadores, iniciativas para auscultar e identificar problemas e avançar soluções para a sua resolução.
João Dias reiterou a necessidade de investimento público no Alentejo
A meio da semana passada, o eleito do PCP na Assembleia da República (AR) pelo distrito de Beja esteve no concelho de Ponte de Sor. Uma jornada dedicada à saúde que começou com um encontro com a Comissão dos Serviços Públicos de Montargil e Foros do Arrão, ao que se seguiu acção semelhante com utentes e funcionários do Centro de Saúde de Montargil.
João Dias aproveitou também a oportunidade para visitar o pontão de Foros do Mocho, parcialmente destruído pelas intempéries de Dezembro do ano passado mas ainda por reconstruir, deixando a população isolada.
No que à saúde diz respeito, o eleito comunista constatou que persistem as dificuldades de acesso à Saúde devido à carência de profissionais e à precariedade em que labora um dos médicos em Montargil. Acresce que, de acordo com a direcção daquela unidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), não se prevê que a freguesia volte a ter atendimento de urgência, mantendo-se a inaceitável situação de recurso à urgência em Ponte de Sor, a cerca de 25 quilómetros.
Razões mais do que suficientes para João Dias, acompanhado por dirigentes locais e distritais do PCP, ter reiterado a necessidade de investimento público no Alentejo e no SNS em particular, para que este possa cumprir a sua missão e responder às necessidades populares, mesmo as mais imediatas.
Terras fortes
Já a 4 de Dezembro, o deputado do Partido na AR esteve nos concelhos de Mértola e Serpa, distrito de Beja, tendo começado o dia num contacto com trabalhadores da Câmara Municipal de Mértola, seguindo-se uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Mértola, onde, à semelhança de outras Instituições Particulares de Solidariedade Social, sobejam dificuldades provocadas pela inflação e pelo agravamento das situação socioeconómicas dos utentes e respectivas famílias.
João Dias encontrou-se, posteriormente, com a população e eleitos locais de Vale do Poço, inteirando-se dos problemas e dificuldades locais e deu conta das propostas do PCP no Orçamento de Estado para 2024 respeitantes ao distrito, entre as quais a requalificação da estrada regional 265, que liga Serpa a Mertola.
Igualmente no distrito de Beja, o eleito do PCP reuniu com agricultores, dia 2 de Dezembro, na Freguesia de Trigaches, concelho de Beja, numa conversa cujo tema principal foi a defesa da agricultura familiar.