Em greve no feriado
Para amanhã, 1 de Dezembro, o Sindicato da Hotelaria do Algarve convocou greve nos hotéis Alcazar e Portobay Falésia, por aumentos salariais e outras reivindicações, aprovadas pelos trabalhadores.
A decisão de recorrer à greve no Hotel Alcazar, em Monte Gordo (Vila Real de Santo António) foi tomada em plenário, no dia 9, depois de a administração se ter apresentado numa reunião com os representantes dos trabalhadores sem qualquer contraproposta ao caderno reivindicativo.
Como informou o sindicato da FESAHT/CGTP-IN, exige-se: um aumento salarial de 10 por cento, no mínimo de 100 euros, e a fixação do vencimento-base mínimo em 850 euros, com efeitos a 1 de Janeiro do presente ano; a reposição do pagamento do trabalho prestado em dias feriados com um acréscimo de 200 por cento e com atribuição de um descanso compensatório correspondente a 25 por cento das horas trabalhadas; o pagamento do trabalho em dia de descanso semanal com um acréscimo de 200 por cento e com a atribuição de um dia de descanso compensatório; a garantia de descanso semanal ao sábado e domingo uma vez por mês, a acrescer aos dias de descanso semanal normal; a redução faseada do horário de trabalho semanal, para 35 horas, sem perda de remuneração; e a integração, como efectivos, de todos os trabalhadores com vínculos precários em funções que representam necessidades permanentes.
No Hotel Portobay Falésia, em Albufeira, a greve aos feriados começou a 5 de Outubro e teve uma adesão maior no dia 1 de Novembro. Posteriormente, a administração demonstrou disponibilidade para uma reunião, mas só em Janeiro.
Os trabalhadores não aceitaram este protelamento e decidiram convocar greve também para 24 e 31 de Dezembro, a juntar aos dias 1, 8 e 25 de Dezembro e 1 de Janeiro, já decididos antes.
Amanhã, durante a greve, o sindicato realiza uma concentração, a partir das 8h00, em frente ao hotel.