PCP e PEV confiam em reforço eleitoral

Confiança na real possibilidade da CDU crescer do ponto de vista eleitoral e, assim, reforçar a sua presença institucional – esta foi uma das conclusões do encontro realizado anteontem entre o PCP e o PEV.

A confiança no retorno da acção diária

No final da reunião, ocorrida na sede do Partido Ecologista «Os Verdes», Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, confirmou que ambos os partidos vão concorrer coligados nas legislativas antecipadas, agendadas para o próximo dia 10 de Março. Sublinhou, ainda, a grande convergência de opiniões quanto à actual situação social e económica, quanto às suas causas, responsáveis e soluções.

O dirigente comunista considerou, também, que a confiança no crescimento eleitoral e, assim, no reforço da presença institucional da CDU, alicerça-se no retorno da acção diária que estão a desenvolver, bem como nas reivindicações de respostas para os problemas por parte de largos sectores sociais.

Promessas vãs
«O País não precisa de promessas, não precisa de proclamações, não precisa de ilusões nem de demagogia e muito menos de gritaria. O que o País precisa é de soluções e de medidas concretas».

«Exemplo muito vivo e até recente disso mesmo», continuou Paulo Raimundo, são as «promessas daqueles que são os recordistas no corte das pensões, neste caso o PSD, mas também de alguns que na altura estavam no PSD e agora estão noutros partidos» e são, por isso, igualmente «responsáveis por esses cortes».

O País também dispensa «proclamações daqueles que, na prática e por opções próprias, mantiveram o corte no poder de compra dos reformados e pensionistas», prosseguiu o Secretário-Geral do Partido, referindo-se à maioria PS. «Os reformados e pensionistas precisam é de um aumento imediato das pensões e das reformas que reponha o poder de compra que foi roubado», acrescentou, antes de insistir na proposta comunista de crescimento daquelas prestações em 7,5% para todos, com o mínimo 70€.

Voltar à AR
Da parte do PEV, Heloísa Apolónia, da Comissão Executiva do Partido, reafirmou a confiança de que «Os Verdes» vão regressar à Assembleia da República, perspectiva que, todavia, tem de ser materializada no «fundamental reforço da CDU».

Citada pela Lusa, a dirigente ecologista notou a «falta dessa voz ecologista no parlamento», das «propostas e agenda que o PEV marcava», mas lembrou que «Os Verdes» têm mantido a sua actividade junto das populações.

 



Mais artigos de: PCP

O voto do trabalhador vale mais se não for dado aos exploradores

A queda do Governo e a convocação de eleições é indissociável de uma política que une PS, PSD, CDS, Chega e Iniciativa Liberal. Daí que nas legislativas que se avizinham, o confronto é «entre a política ao serviço dos grupos económicos e a alternativa pelos trabalhadores, pelo povo e o País», afirmou Paulo Raimundo, faz hoje uma semana, em Lisboa.

É hora de mudar de política na Madeira

O PCP deu início, no dia 14, à campanha «É hora de mudar de política» na Região Autónoma da Madeira. Desde então, entre contactos com a população, trabalhadores e estudantes, já se concretizaram cerca de uma dezena de iniciativas.

PCP questiona despedimento de 150 no Global Media Group

O Governo tem de dar explicações acerca do despedimento colectivo, afectando, sobretudo, o JN e a TSF e acerca da alienação de capital do Global Media Group (GMG) na estrutura accionista da Agência Lusa, considera o Partido.

Reunião nacional debateu comunicação do Partido

Mais de uma centena de quadros do PCP, com as mais variadas responsabilidades e tarefas, participaram no sábado, 25, numa reunião nacional «A comunicação do Partido: informar, mobilizar, transformar», onde se debateu as formas de projectar de modo mais eficaz a mensagem do Partido.

Cumprimento da Constituição foi discutido no Barreiro

Cumprir e fazer cumprir a Constituição foi o tema da Sessão Pública que contou com a participação de Jerónimo de Sousa, do Comité Central, e João Oliveira, membro Comissão Política, que aconteceu, no dia 4, no quartel dos Bombeiros Voluntários do Barreiro. Perante uma plateia cheia e participativa, Jerónimo de Sousa...

Distribuir melhor a riqueza na Secil

Paulo Raimundo esteve, pela manhã de dia 22, junto dos trabalhadores da Secil-Outão, em Setúbal, onde afirmou que o aumento geral dos salários não só é possível, como é urgente e necessário. Em declarações, no final da acção de contacto, o Secretário-Geral do PCP explicou que a questão dos aumentos salariais é...

Compromisso diário com as mulheres

«O PCP dirige uma saudação especial a todas as mulheres que estão sujeitas a discriminações e desigualdades e às que estão confrontadas com situações de violência, afirmando-lhes o seu compromisso por uma política alternativa que assegure a igualdade entre mulheres e homens, o cumprimento dos direitos das mulheres e a...

Faleceu Jorge Araújo

Foi com «profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do PCP» informou do falecimento de Jorge Araújo, expressando à família as suas sentidas condolências» e «invocando o seu percurso de luta pela liberdade e a democracia», em nota que abaixo reproduzimos. «Nascido a 26 de Setembro de...

Casa cheia em Vendas Novas

A Organização Concelhia de Vendas Novas do PCP promoveu, dia 26, um almoço que juntou mais de 200 camaradas e amigos e que decorreu num «ambiente de grande entusiasmo e confiança nas tarefas políticas que se avizinham». No período de intervenções políticas, usaram da palavra Rui Palminha, do...

A vida e a bolha

Temos pela frente longos meses de campanha eleitoral: mais de três até às legislativas de Março, mais outros três até às eleições para o Parlamento Europeu, em Junho. Mas, pela amostra recente, vão ser seis meses em que a expressão mediática do debate político vai passar ao lado dos problemas do País e da vida de cada...