Enfermeiros persistem na luta por soluções

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exige que o Governo tome decisões para responder a problemas prementes e assegura que a luta vai prosseguir, depois de uma concentração anteontem.

Os profissionais de enfermagem merecem valorização

Ao final da manhã de terça-feira, dia 21, representantes dos profissionais de enfermagem de todo o País reuniram-se em frente ao Ministério da Saúde. Foi aprovada e entregue ao cuidado do ministro uma moção.

Ficou pedida uma reunião com o governante. Caso não se realize antes de 4 de Dezembro, terá lugar nova concentração, dia 6, junto da residência oficial do primeiro-ministro.

Deve ser reposta a paridade salarial com as carreiras de Técnico Superior da Administração Pública. A aposentação mais cedo compensará o risco e penosidade da profissão.

Reclama-se a contagem de pontos, para efeitos de progressão, a enfermeiros ainda excluídos; o pagamento dos retroactivos das progressões desde 2018; igual número de dias de férias que os restantes, para os enfermeiros em contrato individual de trabalho; e transição para a categoria de Enfermeiro Especialista das enfermeiras que, por exercício do direito de parentalidade, não transitaram em 1 de Junho de 2019.

Por fim, afirma-se a determinação de lutar pela vinculação definitiva dos enfermeiros com vínculo precário e pela contratação de mais profissionais.

Paulo Raimundo, Secretário-Geral do PCP, esteve na concentração, reafirmando a solidariedade do Partido para com esta luta «justíssima».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Na quarta-feira, junto da AR exige-se outro rumo

A CGTP-IN convocou para dia 29, às 11 horas, uma concentração junto da Assembleia da República, onde nesse momento estará a decorrer a votação final do Orçamento do Estado para 2024. A luta prosseguirá.

Governo tem condições para resolver os problemas

O Governo «tem reunidas todas as condições para, imediatamente, interromper o rumo de empobrecimento que já dura há mais de uma década», salienta-se na Resolução que foi aprovada anteontem, dia 21, a meio da tarde, por dirigentes, delegados e activistas sindicais da Administração Pública. Por iniciativa da Frente Comum...

Congresso da US Santarém

Na Proclamação do 12.º Congresso da União dos Sindicatos de Santarém, que indica as principais «linhas potenciadoras do reforço do movimento sindical unitário e consequente reforço da luta dos trabalhadores»do distrito, assume-se o compromisso de sindicalização de 4000 trabalhadores, eleição...

Arruada no Funchal

A União dos Sindicatos da Região Autónoma da Madeira (USAM/CGTP-IN) associou-se à manifestação nacional que a CGTP-IN promoveu, no dia 11, em Lisboa e no Porto, e realizou nesse sábado, ao final da manhã, uma arruada no Funchal.Com faixas e cartazes e entoando palavras de ordem, trabalhadores...

Sargentos em conferência nacional

No sábado, dia 18, no auditório da Centro de Acção Social de Oeiras do IASFA (Instituto de Acção Social das Forças Armadas), decorreu uma conferência nacional de sargentos, onde foi debatida a situação sócioprofissional da classe e foi aprovado um «caderno de aspirações». Nas áreas de formação, legislação militar, apoio...