Congresso da US Santarém
Na Proclamação do 12.º Congresso da União dos Sindicatos de Santarém, que indica as principais «linhas potenciadoras do reforço do movimento sindical unitário e consequente reforço da luta dos trabalhadores»do distrito, assume-se o compromisso de sindicalização de 4000 trabalhadores, eleição de 400 delegados sindicais e eleição de representantes dos trabalhadores para a Segurança e Saúde no Trabalho em 60 empresas.
O Congresso teve lugar a 31 de Outubro, no Cine-Teatro São João, na cidade do Entroncamento, com a participação de 90 delegados e 40 convidados, representando 15 sindicatos e milhares de trabalhadores da Administração Pública, do sector alimentar, da metalurgia, da cerâmica e construção, dos transportes e do comércio e serviços – praticamente todos os sectores de actividade do distrito.
Com a participação da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha, que interveio no final, foi analisada a actividade sindical na região, nos últimos quatro anos, foram definidas as linhas de intervenção para o próximo quadriénio e foi eleita a Direccão Distrital da USS/CGTP-IN.
Nas intervenções de delegados, abordou-se a situação dramática criada aos trabalhadores pelos baixos salários e horários desregulados, que são usadas pelo patronato para limitar a aplicação da contratação colectiva e forçar a retirada de direitos. Passou também pela tribuna a luta dos trabalhadores, com greves em perspectiva, na altura, na Nobre Alimentação, em Rio Maior , e no Centro Hospitalar do Médio Tejo (enfermeiros).