Atropelos à liberdade de manifestação no Ensino Superior

A JCP re­pudia a ati­tude «in­tran­si­gente e an­ti­de­mo­crá­tica» das di­rec­ções de di­versas fa­cul­dades de Lisboa, que sus­ci­taram a in­ter­venção po­li­cial em ac­çõeses­tu­dantis. O PCP ques­ti­onou o Go­verno.

Con­quistas e di­reitos têm de ser de­fen­didos todos os dias

Se­gundo a Co­or­de­na­dora da Di­recção da Or­ga­ni­zação do En­sino Su­pe­rior de Lisboa da JCP, os epi­só­dios foram desde a in­ti­mi­dação de es­tu­dantes que dis­tri­buíam pro­pa­ganda po­lí­tica na Can­tina Velha da Uni­ver­si­dade de Lisboa, re­la­tiva a uma con­cen­tração contra o au­mento do custo da re­feição so­cial, que se re­a­lizou no pas­sado dia 16, até à de­tenção de es­tu­dantes na Fa­cul­dade de Ci­ên­cias So­ciais e Hu­manas da Uni­ver­si­dade NOVA de Lisboa e na Fa­cul­dade de Psi­co­logia e Ins­ti­tuto de Edu­cação da Uni­ver­si­dade de Lisboa, que re­velam «os li­mites que al­guns querem impor à de­mo­cracia par­ti­ci­pa­tiva».

«A pre­texto de ga­rantir a se­gu­rança nos es­paços das fa­cul­dades, tem-se ve­ri­fi­cado uma cada vez maior in­ter­venção, que ex­tra­vasa esse ob­jec­tivo, e que pro­cura li­mitar todo e qual­quer tipo de acção po­lí­tica e rei­vin­di­ca­tiva», de­nuncia a JCP, que apela à luta or­ga­ni­zada contra estas «im­po­si­ções e li­mi­ta­ções de di­reitos».

«O ac­tual Re­gime Ju­rí­dico das Ins­ti­tui­ções do En­sino Su­pe­rior, apro­vado por PS, PSD e CDS, para res­tringir a par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes na vida das ins­ti­tui­ções de En­sino Su­pe­rior, re­tira-lhes um es­paço que é deles por di­reito e ajuda a tri­lhar o ca­minho da pri­va­ti­zação do En­sino Su­pe­rior», ad­vertem os jo­vens co­mu­nistas.

In­ti­mi­dação de es­tu­dantes
En­tre­tanto, o PCP ques­ti­onou os mi­nis­tros da Ad­mi­nis­tração In­terna, José Luís Car­neiro, e da Ci­ência, Tec­no­logia e En­sino Su­pe­rior, Etel­vina For­tu­nato, sobre estes re­centes casos.

Nas per­guntas di­ri­gidas a El­vira For­tu­nato, Alma Ri­vera, de­pu­tada co­mu­nista, per­gunta que in­ter­venção teve o seu mi­nis­tério nos casos re­fe­ridos, assim como que «me­didas irá adoptar ime­di­a­ta­mente» para que as ins­ti­tui­ções de En­sino Su­pe­rior não re­corram ao uso da força para «dis­su­adir o exer­cício da ex­pressão e acção po­lí­tica». De José Luís Car­neiro o PCP quer saber o que é que o Go­verno vai fazer «para que todas as au­to­ri­dades de­fendam o exer­cício de di­reitos nas ins­ti­tui­ções de en­sino su­pe­rior, não sendo ins­tru­men­ta­li­zadas para o dis­su­adir».

 

Se­mana de luta no Se­cun­dário

Através do Mo­vi­mento Voz aos Es­tu­dantes, os es­tu­dantes do En­sino Se­cun­dário estão a de­sen­volver, até sexta-feira, 24, uma se­mana de luta [ini­ciada na se­gunda-feira, 20] para rei­vin­dicar mais pro­fes­sores, obras nas es­colas de­gra­dadas e o fim dos Exames Na­ci­o­nais. Outra das rei­vin­di­ca­ções passa por co­mida mais ba­rata e de qua­li­dade nos re­fei­tó­rios.

Entre ou­tras, estão agen­dadas para amanhã con­cen­tra­ções nas es­colas se­cun­dá­rias Fontes Pe­reira de Melo, no Porto, às 13h20, Al­meida Garret, em Vila Nova de Gaia, às 13h30, e José Afonso, em Loures, às 14h00.

 



Mais artigos de: Nacional

Mulheres e homens da Cultura pela paz no Médio Oriente

Um apelo di­ri­gido a mu­lheres e ho­mens da Cul­tura, pro­mo­vido pelo Mo­vi­mento pelos Di­reitos do Povo Pa­les­tino e pela Paz no Médio Ori­ente, exige o fim ime­diato da agressão contra a po­pu­lação da Faixa de Gaza.

Balanço para a luta que fará de Lisboa uma cidade diferente

«Somos em Lisboa a grande força de opo­sição e de al­ter­na­tiva», afirmou, quinta-feira, o ve­re­ador João Fer­reira no presta contas da in­ter­venção da CDU na ci­dade, que contou com a pre­sença do Se­cre­tário-Geral do PCP.

PEV quer reforço da CDU

O Partido Ecologista «Os Verdes» anunciou no sábado, 18, que concorrerá às legislativas de 10 de Março no quadro da CDU, eleições que, no seu entender, deveriam realizar-se mais cedo, para «evitar que o País se mantivesse com um Governo em gestão durante mais quatro meses». «O reforço da CDU é crucial para que o País...

Vigília uniu Setúbal, Sesimbra e Palmela

Numa iniciativa convocada pelo Fórum Intermunicipal de Saúde, que contou com intervenções dos presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, do bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, de médicos, enfermeiros e representantes de ordens profissionais e sindicais, bem como com as actuações de A Garota Não e...

MDM promove petição pela igualdade na vida

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de Novembro, com um vasto conjunto de iniciativas em todo o País que procurarão esclarecer, informar e dar a conhecer as suas posições sobre a multiplicidade de violências que afectam de modo...

Marcha de tractores pela valorização dos preços à produção

A União dos Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), promoveu na sexta-feira, 17, uma marcha de tractores pela valorização dos preços à produção, que culminou junto à feira AGROVOUGA, por ocasião da abertura deste certame...