Reunião urgente com António Costa

Por proposta dos vereadores da CDU, a Câmara Municipal de Loures aprovou, dia 18 de Outubro, uma moção a exigir uma reunião urgente com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o estado dos serviços de saúde no concelho.

«Assistimos diariamente à degradação dos serviços de saúde»

No passado dia 2 de Agosto, a CDU tinha apresentado uma proposta semelhante, que foi rejeitada com os votos da maioria PS/PSD.

A reunião com o governanteagora aprovada por maioria, com a abstenção do Chega –deverá contar com a presença de todos os partidos políticos com assento naquele órgão, de modo a poder expressar de viva voz as suas preocupações e exigir que haja uma solução para os serviços de saúde no concelho de Loures.

«É com grande angústia e revolta que assistimos diariamente à degradação dos serviços de saúde no nosso concelho», começa o texto da moção apresentada pela CDU, referindo-se às «instalações degradadas e completamente inadequadas», à «sempre crescente falta de profissionais, desde médicos e enfermeiros a auxiliares, administrativos e operacionais» e ao «encerramento de serviços de cuidados primários» e «hospitalares».

Simultaneamente, «continua a crescer o número de pessoas sem médico de família que passam a noite à porta dos centros de saúde para obterem uma consulta», como acontece em Loures, Unhos e Moscavide, e a «diminuir o número de médicos de família e outros profissionais que saem por aposentação ou para procurarem melhores condições de trabalho».

Ainda segundo a moção, subscrita pelos vereadores Paulo Piteira, Tiago Matias, Fernanda Santos e Olávio Silva, está também a aumentar «a procura das urgências hospitalares por pessoas que, não tendo médico de família nem consulta de recurso, aí se deslocam de modo a poderem ter uma resposta aos seus problemas de saúde, podendo representar até cerca de 40 por cento dos que aí se deslocam com situações menos urgentes de saúde» e a «demorar meses e por vezes anos para uma consulta de especialidade ou uma cirurgia, mais uma vez devido à falta de profissionais».




Mais artigos de: Nacional

III Encontro pela Paz é já no sábado em Gaia

É já no próximo sábado, 28, que o Pavilhão Municipal Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, acolhe o III Encontro pela Paz, que debaterá, entre as 10h30 e as 17h30, «Paz e desarmamento», «Cultura e educação para a paz» e «Solidariedade e cooperação».

Jornada Nacional do MURPI por melhores pensões

Lisboa e Porto são os locais escolhidos pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI para a realização, amanhã, 27, de uma Jornada Nacional por melhores pensões, mais saúde e fruição saudável dos tempos livres.

«Vida Justa» saiu à rua em Lisboa

No sábado, 21, milhares de pessoas participaram numa manifestação em Lisboa em defesa de melhores condições de vida. «A crise aumenta, o povo não aguenta», «Combater a desigualdade social e económica» e «Fartos de escolher – pagar renda ou comer», foram algumas das mensagens, em faixas e...

Preocupações com o projecto do MLS a Loures e Odivelas

No dia 16 de Outubro, Tiago Matias e Painho Ferreira, respectivamente, vereadores da CDU nas câmaras municipais de Loures e Odivelas, entregaram no Ministério do Ambiente e Acção Climática uma carta aberta com as suas preocupações relativas ao projecto de expansão do Metro Ligeiro de Superfície (MLS) aos concelhos onde...

ACR debate justiça

Hoje, quinta-feira, o núcleo do Porto da Associação Conquistas da Revolução (ACR) promove uma conferência sobre justiça no Espaço Atmosfera M (rua Júlio Dinis, n.º 158, Porto), às 18h00. A iniciativa integra-se no ciclo de conferência «Portugal de Abril: os primeiros 50 anos» e conta com a participação de Pedro Baranita...