III Encontro pela Paz é já no sábado em Gaia
É já no próximo sábado, 28, que o Pavilhão Municipal Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, acolhe o III Encontro pela Paz, que debaterá, entre as 10h30 e as 17h30, «Paz e desarmamento», «Cultura e educação para a paz» e «Solidariedade e cooperação».
«Nos 50 anos de Abril, pela paz todos não somos de mais»
Em nota de imprensa, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) recorda a realização do encontro e informa que as inscrições superam já as 800, correspondendo a pessoas de diversas zonas do País, incluindo os representantes de «cerca de 80 organizações e entidades verdadeiramente empenhadas na defesa da paz».
A recepção aos participantes inicia-se pelas 9h30, com a sessão de abertura a ter lugar uma hora depois, com as intervenções dos presidentes da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e do CPPC, respectivamente Eduardo Vítor Rodrigues e Ilda Figueiredo.
A primeira mesa temática, «Paz e desarmamento», com início marcado para as 10h45, será lançada por Rui Garcia (CPPC), Regina Marques (MDM), José António Gomes (MPPM) e Teresa Lopes (URAP). A partir das 14h00 decorre a segunda mesa temática, «Cultura e educação para a paz», com as intervenções de abertura de José Costa (FENPROF), Paula Carvalhal (CM de Gaia), Adelino Soares (CPCCRD), Pedro Pina (CM de Setúbal) e Gabriel Esteves (JOC). O debate da terceira e última mesa temática, «Solidariedade e cooperação», começa às 15h30, com Paulo Silva (Movimento dos Municípios pela Paz), Eugénia Quaresma (Obra Católica das Migrações), Isabel Camarinha (CGTP-IN) e Carlos Sá (Mayors for Peace). Em todas as mesas, que funcionam em plenário, haverá outras intervenções por parte dos participantes no Encontro.
Na sessão de encerramento, marcada para as 17h00, será apresentado um Apelo pela Paz, elaborado pelas organizações promotoras. O III Encontro pela Paz tem como lema «Nos 50 anos de Abril, pela paz todos não somos de mais».
Convergência e acção
O III Encontro pela Paz realiza-se na sequência dos dois anteriores, Loures (2018) e Setúbal (2021). Ao desafio lançado pelo CPPC corresponderam num primeiro momento a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD); a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN); a Federação Nacional dos Professores (FENPROF); a Juventude Operária Católica (JOC); o Movimento Democrático de Mulheres (MDM); o Movimento dos Municípios pela Paz (MMP); o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM); a Obra Católica Portuguesa Migrações (OCPM); a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP); a Câmara Municipal de Setúbal; a Câmara Municipal de Évora Município de Évora (coordenadora em Portugal da rede Mayors for Peace) e a Câmara Municipal de Gaia.
Este encontro realiza-se num momento particularmente intenso da acção pela paz e a solidariedade em Portugal. No dia seguinte, 29, realiza-se uma manifestação em Lisboa pela paz no Médio Oriente e a concretização dos direitos do povo palestiniano.