«Vida Justa» saiu à rua em Lisboa

No sábado, 21, milhares de pessoas participaram numa manifestação em Lisboa em defesa de melhores condições de vida. «A crise aumenta, o povo não aguenta», «Combater a desigualdade social e económica» e «Fartos de escolher – pagar renda ou comer», foram algumas das mensagens, em faixas e cartazes, que desfilaram entre o Rossio e a Assembleia da República, entre eles da Frente Anti-Racista. Ali também não faltaram bandeiras e mensagens de solidariedade com o povo palestiniano, com os participantes a cantar «Free Palestine».

Entre palavras de ordem como «Costa escuta, o bairro está em luta», «Estamos juntos, estamos fortes» e «Não somos otários – menos renda e mais salários», os problemas na habitação estiveram em grande evidência, com, por exemplo, os moradores do Vale da Amoreira, Moita, a protestarem contra o fecho das casas devolutas do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).

Numa manifestação cuja base de mobilização partiu dos bairros populares da cidade e da Área Metropolitana de Lisboa, reclamou-se, igualmente, «transportes para todos» e o «aumento dos salários». «Sempre os mesmos bolsos vazios, com trabalhos precários. Sempre os mesmos, às 5h00, nos primeiros autocarros. Não é admissível que sejam sempre as classes mais pobres, as mais vulneráveis, a alavancar o capital que cresce à custa dos baixos salários», ouviu-se numa intervenção frente à AR.

Solidariedade do PCP
Muito saudada foi a presença na acção do Secretário-Geral do PCP, que expressou a solidariedade dos comunistas com aqueles que lutam pelo direito a uma vida melhor e justa, que todos têm direito, contra a injustiça e a desigualdade, contra a degradação das condições de vida, os baixos salários e as promessas vazias. Paulo Raimundo acusou o Governo de «falta de vontade política» para resolver os problemas do País, que são muitos, enquanto os grupos económicos concentram cada vez mais riqueza, e assegurou que o Partido vai apresentar propostas no quadro do Orçamento do Estadopara a habitação, a educação, a saúde e o custo de vida.



Mais artigos de: Nacional

Reunião urgente com António Costa

Por proposta dos vereadores da CDU, a Câmara Municipal de Loures aprovou, dia 18 de Outubro, uma moção a exigir uma reunião urgente com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o estado dos serviços de saúde no concelho.

III Encontro pela Paz é já no sábado em Gaia

É já no próximo sábado, 28, que o Pavilhão Municipal Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, acolhe o III Encontro pela Paz, que debaterá, entre as 10h30 e as 17h30, «Paz e desarmamento», «Cultura e educação para a paz» e «Solidariedade e cooperação».

Jornada Nacional do MURPI por melhores pensões

Lisboa e Porto são os locais escolhidos pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos – MURPI para a realização, amanhã, 27, de uma Jornada Nacional por melhores pensões, mais saúde e fruição saudável dos tempos livres.

Preocupações com o projecto do MLS a Loures e Odivelas

No dia 16 de Outubro, Tiago Matias e Painho Ferreira, respectivamente, vereadores da CDU nas câmaras municipais de Loures e Odivelas, entregaram no Ministério do Ambiente e Acção Climática uma carta aberta com as suas preocupações relativas ao projecto de expansão do Metro Ligeiro de Superfície (MLS) aos concelhos onde...

ACR debate justiça

Hoje, quinta-feira, o núcleo do Porto da Associação Conquistas da Revolução (ACR) promove uma conferência sobre justiça no Espaço Atmosfera M (rua Júlio Dinis, n.º 158, Porto), às 18h00. A iniciativa integra-se no ciclo de conferência «Portugal de Abril: os primeiros 50 anos» e conta com a participação de Pedro Baranita...