China assinala êxito do fórum internacional «Uma Faixa. Uma Rota»
O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, destacou o êxito do III Fórum Uma Faixa. Uma Rota para a Cooperação Internacional, focado em promover a solidariedade e a cooperação mutuamente vantajosa. Falando aos jornalistas em Pequim, na semana passada, Wang deu informações sobre o importante evento diplomático organizado na capital chinesa para celebrar os 10 anos da Iniciativa Uma Faixa. Uma Rota (IFR).
Revelou que mais de 140 países e 41 organizações internacionais estiveram representados no fórum, que contou com um total de cerca de 10 mil participantes.
Referiu que durante o encontro decorreram reuniões de alto nível sobre conectividade, desenvolvimento sustentável e economia digital, bem como diversos intercâmbios entre participantes sobre temas como a cooperação marítima, entre outros. Ademais, realizou-se um fórum empresarial de membros da IFR que alcançou acordos superiores a 97 mil milhões de dólares.
Informou que vai ser estabelecido um secretariado do Fórum para dar continuidade aos debates, alcançar a concretização de projectos e promover a institucionalização da iniciativa. Enfatizou que na nova etapa da IFR se aprofundarão a economia digital e a aplicação da inovação e tecnologia, o desenvolvimento sustentável, e a modernização mundial.
Salientou que a solidariedade e a cooperação mutuamente vantajosa são valores desta Iniciativa, «apesar do ressurgimento da Guerra Fria» e do tenso cenário internacional.
E acrescentou que os países membros avançarão em novas associações e na cooperação prática, ao mesmo tempo que realçou a visão da China sobre a Humanidade como «uma comunidade de destino compartilhado interdependente».
O governante chinês reafirmou que a China abrir-se-á ainda mais ao exterior e promoverá o desenvolvimento futuro da IFR a partir de oito passos principais. Entre eles figura a construção de uma rede multidimensional de conectividade: desenvolvimento da ligação ferroviária China-Europa, corredor de transporte transcaspiano, novo corredor logístico atravessando o continente euroasiático e o desenvolvimento da Rota de Seda Aérea.
Dimensão global da IFR
Responsáveis de meios de comunicação sublinharam o significado global da IFR e instaram a mais informação sobre as experiências da iniciativa.
Foi também expressa no Fórum dos Media da IFR a preocupação e o apelo a que os meios de informação enfrentem juntos os desafios do complexo cenário mundial, procurando reconhecer os desafios num mundo em transformação, melhorando as capacidades tecnológicas e a formação dos seus jornalistas, face aos avanços científico-tecnológicos e cooperando mais estreitamente para difundir informação verdadeira e, assim, beneficiarem mutuamente com a atenção centrada nos projectos em desenvolvimento no seio da IFR.