Lutar e ganhar
A luta obrigou à reintegração de uma trabalhadora da CeX (filial portuguesa da rede inglesa de lojas Webuy), despedida ilegalmente, congratulou-se o CESP/CGTP-IN. Numa nota de 27 de Setembro, o sindicato lembrou que «os trabalhadores da CeX foram à luta e ganharam».
A CeX «não respeita os direitos laborais, mas tem sido obrigada a ceder, perante a força e persistência dos trabalhadores», com acções à porta da empresa, greves, manifestações.
A passada segunda-feira, dia 2, foi o primeiro dia de trabalho de três trabalhadoras, contratadas através da ADECCO e que, por decisão judicial, confirmada pela Relação, foram integradas no quadro efectivo da SCC Sagres Heineken. Ao anunciar a consumação da decisão dos tribunais, o SINTAB/CGTP-IN salientou que se trata de «um caso de sucesso», pois ficou comprovada a ilegalidade de «uma subcontratação encapotada».
Perante o descontentamento dos trabalhadores e a denúncia pública, a CEREALIS deu «sinais claros» de que pretende «resolver com o sindicato os problemas apontados», aceitando uma reunião «nos próximos dias». Esta mudança da posição patronal levou a que fosse cancelada a greve de 24 horas, marcada para hoje, dia 4. Numa nota de 25 de Setembro, o SINTAB considerou que, embora «não estejam solucionados os problemas e ilegalidades», fica demonstrado que «a luta se mantém como a melhor ferramenta de melhoria das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores».