Um dos berços da civilização chinesa presente na Festa

Estará presente na Festa do Avante! uma delegação política, chefiada por Cheng Lihua, Vice-Secretária do Comité Provincial de Anhui do Partido Comunista da China, e uma representação cultural da Província de Anhui da República Popular da China, que dinamizará igualmente o stand do Partido Comunista da China no Espaço Internacional.

Anhui tem um vasto património cultural e natural e está na vanguarda tecnológica

Anhui situa-se no centro-leste da China, e é uma das partes mais dinâmicas da Zona Económica do Delta do Rio Yangtze.

Com uma longa história, talentos diversos, cultura rica e paisagens geográficas deslumbrantes que misturam características do Norte e do Sul do país, a província parece uma miniatura da China. Os dois caracteres, “An” e “Hui”, representam um desejo de paz e bênção.

Anhui tem uma área total de 140 mil km², representando cerca de 1.45% da área terrestre da China. O rio Yangtze e o rio Huaihe atravessam, de Oeste para Leste, todo o território de Anhui, dividindo-a em três partes. A província tem 16 cidades a nível de prefeitura, com Hefei como a capital. Até ao final de 2022, a província regista uma população residente de 67 milhões de habitantes.

Anhui é um dos berços da civilização chinesa e uma província que possui inúmeros recursos culturais. O Estudo de Hui, representado pela Escola Xin’an do Estudo do Princípio, Medicina de Xin'an, Escola de Pintura de Xin'an, Arquitectura e Cozinha de estilo de Huizhou, Mercadores de Huizhou, etc., é conhecido como uma das três principais escolas predominantemente regionais da China. As óperas vernáculas de Anhui, como Huangmeixi, Huiju e Huagudeng, são bem conhecidas no país e no exterior. Os quatro tesouros do letrado da China, nomeadamente, papel, tinta, pincel e pedra de tinta, são todos oriundos de Anhui. Além disso, os diversos patrimónios culturais intangíveis, como a escultura de estilo de Huizhou, a pintura em ferro, a cerâmica colorida, a técnica de bordado “tiaohua”, a tecelagem dos ramos do salgueiro e o corte de papel, mostram claramente o encanto único da cultura da província de Anhui.

 

A bela Anhui dá as boas-vindas a todo o mundo

Anhui é uma das províncias com os mais ricos recursos turísticos da China. A Montanha Huangshan é o Património Mundial Cultural e Natural, o Parque Geográfico Mundial, a Reserva Mundial da Biosfera e um excelente representante da esplêndida cultura da China. Anhui também possui um vasto património cultural, como as aldeias antigas de Xidi e Hongcun, classificadas como Património Mundial pela UNESCO, ou os parques naturais como a Montanha Jiuhua e a Montanha Tianzhu.

As autoridades provinciais sublinharam que sob a orientação científica do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para a nova era, Anhui tem conseguido rápidos avanços, com as vantagens de fortes inovações, uma manufactura com distintas características, bons recursos ecológicos, um vasto interior e uma profunda riqueza histórica e cultural, e uma dinâmica de desenvolvimento de alta qualidade. Até 2022, o PIB de Anhui atingiu 4.5 bilhões de yuans (o equivalente a 566,4 mil milhões de euros) e o seu PIB per capita ultrapassou os 10 mil dólares.

A inovação é o "cartão de visita dourado" de Anhui. Anhui está na dianteira nas áreas de comunicação quântica, computação quântica, fusão nuclear, entre outras, com mais de 15 000 empresas de alta tecnologia, e a capacidade de inovação regional de Anhui subiu para o 7.º lugar na China, incorporando o grupo das províncias mais inovadoras da China durante 11 anos consecutivos.

Na próxima etapa, a província de Anhui empenhar-se-à na criação de inovação científica e tecnológica, agrupando indústrias emergentes, num novo e mais elevado patamar da reforma e abertura e numa área de transformação integral em desenvolvimento socioeconómico verde.

 

Artistas de Anhui trazem o melhor da cultura chinesa

Vindos do Leste da China, da Província de Anhui, este grupo de artistas apresenta-nos várias expressões da cultura chinesa, como a Ópera de mudança de rosto, uma das obras-primas da ópera chinesa tradicional, forma de arte única de performance de palco, com adereços especiais e música calorosa e alegre onde os actores usam técnicas e performances habilidosas para mudar suas faces no palco. A Ópera de Huangmei, uma forma de ópera chinesa originária da província de Anhui, música e dança folclórica rural.

Será igualmente apresentada uma nova criação da Trupe Acrobática de Anhui, “Amantes de borboletas-truques duplos”, um programa baseado na história de amor de "Liang Shanbo e Zhu Yingtai" no folclore chinês onde a linguagem corporal acrobática dos artistas mostra o desejo por um amor bonito e uma vida feliz.

Os artistas também brindarão o público com danças e músicas folclóricas tradicionais desta província e as sonoridades de um instrumento de sopro com som familiar ao oboé, designado por “suona”.




Mais artigos de: Festa do Avante!

«A Itália e o Mundo necessitam dos comunistas»

O seu mais recente trabalho dá pelo nome de Disco Comunista, o que diz bem do posicionamento político da cantora italiana Loredana Savino, com um percurso artístico de mais de duas décadas marcado sobretudo pela interpretação de temas da polifonia popular, cânticos antifascistas e de resistência. À Festa trará também canções tradicionais que falam do trabalho e da emancipação social

«Para nós, música é comunicação e arte, é transformação»

A música emerge das suas raízes latino-americanas, em particular do Brasil e do México. Às melodias e ritmos somam palavras que brotam da vivência quotidiana dos seus membros e que buscam um sentido transformador, incluindo no plano social. São o grupo “Francisco, el Hombre” e para a actuação na Festa prometem um concerto «bem especial», com larga gama de sentimentos, do «emocionante ao dançante»

«A nossa música ainda corta as ideias de quem escuta»

Em Outubro de 2021, os Ratos de Porão comemoravam 40 anos de carreira enquanto gravavam um novo álbum, o primeiro desde 2014. Nesse período o Brasil passou por um enorme processo de degradação política e social: esses últimos anos tinham trazido de volta a fome, a inflação, as ameaças de rompimento com a democracia e, como se não bastasse, uma pandemia. O resultado de tudo isso foi Necropolítica, um álbum conceptual sobre a era bolsonarista e a ascensão da extrema-direita no país.

Das raízes da tradição até ao resto mundo, tudo no Palco Paz

O Palco Paz assumir-se-á mais uma vez como um dos três principais palcos na Festa do Avante!. Nos dias 1, 2 e 3 de Setembro, a mais variada programação de alta qualidade não faltará. Serão três dias de música com as mais diversas raízes tradicionais, de todo o mundo, muita reinvenção, com as...

Informações

Horários da Festa   Sexta-feira: 19h00 – 1h30 (abertura das portas às 18h00) Sábado: 10h00 – 1h30 Domingo: 10h00 - 23h00 Só é possível entrar na Festa até 1 hora antes do encerramento. Os visitantes não podem permanecer no recinto da Festa após o encerramento devido aos trabalhos de...