- Nº 2595 (2023/08/24)

Um dos berços da civilização chinesa presente na Festa

Festa do Avante!

Estará presente na Festa do Avante! uma delegação política, chefiada por Cheng Lihua, Vice-Secretária do Comité Provincial de Anhui do Partido Comunista da China, e uma representação cultural da Província de Anhui da República Popular da China, que dinamizará igualmente o stand do Partido Comunista da China no Espaço Internacional.

Anhui situa-se no centro-leste da China, e é uma das partes mais dinâmicas da Zona Económica do Delta do Rio Yangtze.

Com uma longa história, talentos diversos, cultura rica e paisagens geográficas deslumbrantes que misturam características do Norte e do Sul do país, a província parece uma miniatura da China. Os dois caracteres, “An” e “Hui”, representam um desejo de paz e bênção.

Anhui tem uma área total de 140 mil km², representando cerca de 1.45% da área terrestre da China. O rio Yangtze e o rio Huaihe atravessam, de Oeste para Leste, todo o território de Anhui, dividindo-a em três partes. A província tem 16 cidades a nível de prefeitura, com Hefei como a capital. Até ao final de 2022, a província regista uma população residente de 67 milhões de habitantes.

Anhui é um dos berços da civilização chinesa e uma província que possui inúmeros recursos culturais. O Estudo de Hui, representado pela Escola Xin’an do Estudo do Princípio, Medicina de Xin'an, Escola de Pintura de Xin'an, Arquitectura e Cozinha de estilo de Huizhou, Mercadores de Huizhou, etc., é conhecido como uma das três principais escolas predominantemente regionais da China. As óperas vernáculas de Anhui, como Huangmeixi, Huiju e Huagudeng, são bem conhecidas no país e no exterior. Os quatro tesouros do letrado da China, nomeadamente, papel, tinta, pincel e pedra de tinta, são todos oriundos de Anhui. Além disso, os diversos patrimónios culturais intangíveis, como a escultura de estilo de Huizhou, a pintura em ferro, a cerâmica colorida, a técnica de bordado “tiaohua”, a tecelagem dos ramos do salgueiro e o corte de papel, mostram claramente o encanto único da cultura da província de Anhui.

 

A bela Anhui dá as boas-vindas a todo o mundo

Anhui é uma das províncias com os mais ricos recursos turísticos da China. A Montanha Huangshan é o Património Mundial Cultural e Natural, o Parque Geográfico Mundial, a Reserva Mundial da Biosfera e um excelente representante da esplêndida cultura da China. Anhui também possui um vasto património cultural, como as aldeias antigas de Xidi e Hongcun, classificadas como Património Mundial pela UNESCO, ou os parques naturais como a Montanha Jiuhua e a Montanha Tianzhu.

As autoridades provinciais sublinharam que sob a orientação científica do Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para a nova era, Anhui tem conseguido rápidos avanços, com as vantagens de fortes inovações, uma manufactura com distintas características, bons recursos ecológicos, um vasto interior e uma profunda riqueza histórica e cultural, e uma dinâmica de desenvolvimento de alta qualidade. Até 2022, o PIB de Anhui atingiu 4.5 bilhões de yuans (o equivalente a 566,4 mil milhões de euros) e o seu PIB per capita ultrapassou os 10 mil dólares.

A inovação é o "cartão de visita dourado" de Anhui. Anhui está na dianteira nas áreas de comunicação quântica, computação quântica, fusão nuclear, entre outras, com mais de 15 000 empresas de alta tecnologia, e a capacidade de inovação regional de Anhui subiu para o 7.º lugar na China, incorporando o grupo das províncias mais inovadoras da China durante 11 anos consecutivos.

Na próxima etapa, a província de Anhui empenhar-se-à na criação de inovação científica e tecnológica, agrupando indústrias emergentes, num novo e mais elevado patamar da reforma e abertura e numa área de transformação integral em desenvolvimento socioeconómico verde.

 

Artistas de Anhui trazem o melhor da cultura chinesa

Vindos do Leste da China, da Província de Anhui, este grupo de artistas apresenta-nos várias expressões da cultura chinesa, como a Ópera de mudança de rosto, uma das obras-primas da ópera chinesa tradicional, forma de arte única de performance de palco, com adereços especiais e música calorosa e alegre onde os actores usam técnicas e performances habilidosas para mudar suas faces no palco. A Ópera de Huangmei, uma forma de ópera chinesa originária da província de Anhui, música e dança folclórica rural.

Será igualmente apresentada uma nova criação da Trupe Acrobática de Anhui, “Amantes de borboletas-truques duplos”, um programa baseado na história de amor de "Liang Shanbo e Zhu Yingtai" no folclore chinês onde a linguagem corporal acrobática dos artistas mostra o desejo por um amor bonito e uma vida feliz.

Os artistas também brindarão o público com danças e músicas folclóricas tradicionais desta província e as sonoridades de um instrumento de sopro com som familiar ao oboé, designado por “suona”.