Utentes de Marvila novamente em luta no dia 11 de Setembro

A Comissão de Utentes de Saúde de Marvila (CUSM), de Lisboa, marcou para 11 de Setembro, às 7h00, uma vigília frente à Unidade de Saúde para exigir cuidados de saúde dignos, o que «só será possível através da melhoria do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com mais meios e equipamentos» e «mais profissionais de saúde, nomeadamente com os médicos de família».

«Apesar do que parece indicar uma limpeza nos ficheiros (que reduziu o número de utentes da Unidade de Saúde), a percentagem de utentes sem médico de família mantém-se (51 por cento), continuando 13 mil pessoas sem médico de família nesta unidade de saúde», informa a CUSM em comunicado, onde considera ser «manifesta e drasticamente insuficiente» o preenchimento de duas vagas para médico de família. «Se considerarmos o número de médicos em idade de aposentação, existe o risco real de haver um saldo negativo entre os que entram e os que saem, agravando-se a já difícil situação existente», adverte a Comissão.

Entre outros problemas, a CUSM lembra que os utentes de Marvila esperam dois meses no mínimo para terem uma consulta de medicina geral e familiar e que a consulta do dia está longe de ser assegurada para todos. Entretanto, a «fraca resposta continua a obrigar a ida dos utentes de madrugada para a Unidade de Saúde», continuando «a ser negada a entrada na sala de espera». No dia 24 de Julho, por exemplo, estavam à espera na rua 50 utentes.

Cascais
No dia 25 de Julho, a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho de Cascais promoveu um protesto silencioso durante uma visita do ministro da Saúde ao novo Pólo de Saúde de Carcavelos, para exigir a criação de equipas de saúde familiar para dar resposta a 40 mil utentes, bem como a integração nos centros de saúde de exames complementares de diagnóstico, consultas de medicina dentária, de saúde mental e nutrição.

 



Mais artigos de: Nacional

Estatísticas confirmam más políticas agrícolas

As «Estatísticas Agrícolas 2022» confirmam os efeitos desastrosos de décadas de más políticas no sector, constata a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reclamando apoios para quem contribui para o aumento da produção nacional.

Jornada Mundial da Juventude termina no domingo

Anteontem começou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento da Igreja Católica que a cidade deLisboa acolhe até 6 de Agosto. Para a 15.º edição da JMJ, que acabou por ser adiada por um ano, devido à pandemia de COVID-19, era esperado mais de um milhão de pessoas. As principais cerimónias decorrem no Parque...

«Os Mesmos de Sempre a Pagar»

«Os Mesmos de Sempre a Pagar» estão a realizar acções um pouco em todo o País contra o aumento do custo de vida e por soluções que melhorem a vida dos portugueses. No dia 27 de Julho, por exemplo, este movimento contactou com os vendedores e consumidores do Mercado de São João da Madeira. No...

Setúbal ganha candidatura a Bairros Comerciais Digitais

A Câmara Municipal de Setúbal viu aprovada uma candidatura de perto de um milhão e 300 mil euros, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), destinada a promover a modernização digital do comércio no centro histórico da cidade. A candidatura, aprovada no âmbito da medida «Bairros Comerciais...