Agricultores de Aveiro denunciam estragos causados por javalis
Numa iniciativa promovida pela União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), dezenas de agricultores, entre os quais produtores de mirtilo, manifestaram-se sexta-feira, 23, junto à Câmara Municipal de Sever do Vouga, para denunciar o aumento dos prejuízos causados nas suas culturas pelos javalis e reclamar do Governo o pagamento de indemnizações aos agricultores.
Os agricultores foram recebidos pelo presidente da autarquia, a quem reclamaram a intervenção junto do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (INCF) e dos ministérios da Agricultura e do Ambiente para a rápida resolução deste problema, que tem causado elevados danos na agricultura, desde o milho à castanha, ao mirtilo, entre outras culturas.
No mesmo dia, antes da abertura oficial da Feira Nacional do Mirtilo, a UABDA entregou ao director da Direcção Regional de Agricultura do Centro a petição da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), entregue na Assembleia da República, apontando para medidas necessárias, como a garantia de pagamento de indemnizações aos agricultores lesados. No documento informa-se que em vastas regiões do País, «animais selvagens – com destaque para javalis, mas também veados, corças e até texugos – têm destruído culturas sazonais, sobretudo milharais, batatais e hortícolas, e culturas permanentes, como pomares, vinhas, olivais, soitos e até floresta nova. Chegam mesmo a destruir estufas, vedações e sistemas de rega.»