CDU apresenta em todo o País «Trabalho, Honestidade e Competência»

Prossegue em todo o País – com centenas de iniciativas já realizadas desde quinta-feira, 15, e muitas outras por concretizar até 30 de Junho – a acção nacional de afirmação e valorização da CDU, integrada na campanha «Viver melhor na nossa terra». Hoje, 22, Paulo Raimundo, Secretário-geral do PCP, visita, às 10h00, os Serviços Municipalizados de Setúbal e, às 15h00, a obra de construção do Parque Metropolitano da Biodiversidade no Seixal.

«Com a CDU, futuro de confiança»

Em Lisboa a CDU prosseguiu o roteiro pelas 24 freguesias para ouvir as pessoas, conhecer os seus problemas e reforçar a intervenção dos seus eleitos nos órgãos autárquicos do concelho. Nos dias 16 e 17 de Junho, estiveram na freguesia da Misericórdia, para falar de educação, visitar o posto de limpeza da Junta de Freguesia, contactar os comerciantes. O tema da habitação – um dos principais problemas da cidade – foi abordado numa tribuna pública.

Continuando neste distrito, no Sobral de Monte Agraço, onde a Coligação PCP-PEV é maioria, foi distribuído um presta contas que reflecte, apenas, algum do muito trabalho realizado neste mandato autárquico, «marcado pelas novas competências a que a autarquia tem de dar resposta, até então da responsabilidade da Administração Central, em áreas com a acção social ou a educação». «Este aumento de competências veio acompanhado de uma tranche financeira que, dia-a-dia, se tem verificado ser insuficiente para dar resposta cabal a todas as solicitações», lê-se no documento, distribuído no âmbito da acção «Com a CDU, futuro de confiança».

Na Amadora a Coligação PCP-PEV esteve no Bairro Municipal do Casal da Mira, construído por iniciativa da Câmara Municipal, mas que nunca beneficiou de qualquer plano geral de reabilitação, apesar de estar habitado desde 2003. Ali, como se denuncia num comunicado, «é visível que as partes comuns dos edifícios se encontram em muito mau estado» e que «as canalizações de saneamento apresentam deficiências e rupturas que ocasionam inundações com esgotos a céu aberto».

Iniciativas semelhantes aconteceram em Alenquer, onde se alertou para «estradas com buracos e pisos deformados», Odivelas, por «mais mobilidade, melhores transportes e mais acessíveis», e Sintra, nas ruas de Cabra Figa, Rio de Mouro.

Reforçar
Em Mora, distrito de Évora, foi distribuído, sábado, na freguesia de Cabeção, um comunicado que dá a conhecer o trabalho desenvolvido pelos eleitos da CDU e denuncia, por outro lado, as consequências da gestão maioritária do PS na Câmara Municipal. Acções idênticas terão lugar na freguesia de Brotas e junto dos trabalhadores no estaleiro da Câmara Municipal.

«Durante a campanha [eleitoral para as eleições autárquica de 2021] muito foi prometido, no entanto, até agora, nada foi feito. Antes pelo contrário, com sede de mudança foram destruídas algumas das obras e projectos da gestão CDU», acusa esta força política, frisando que o contacto com a população, agora realizado, «permitiu dar a conhecer as nossas propostas, ouvir as preocupações em cada uma das freguesias e criar condições para o reforço da nossa intervenção».

Intervir
No distrito de Viana do Casteloforam também distribuídos documentos específicos para cada um dos concelhos desta região do Minho. «Empenhada na concretização dos seus compromissos, a CDU manteve grande atenção aos serviços públicos, à defesa da água pública e do fim da Águas do Alto Minho, com o regresso da gestão da água aos serviços municipais. Igualmente em relação à recolha dos resíduos, denunciou a consequência da concessão do serviço e o aumento dos preços», refere a CDU num presta contas relativo à sede do distrito. Em Ponte de Lima, Paredes de Coura, Caminha, Darque e Vilar de Mouros apresentaram-se propostas para a mobilidade, juventude, desporto e lazer, habitação e espaços públicos, saúde, educação e ensino, entre outras.

Numa acção no concelho de Póvoa de Varzim, Porto, a CDU defendeu a valorização dos trabalhadores das autarquias, dos seus direitos e condições de trabalho; a melhoria do espaço público; a preservação do ambiente, valorização e salvaguarda do património natural; a defesa da gestão pública da água enquanto bem público acessível a todos; democratização do acesso à cultura e ao desporto; planeamento e uso do solo em função do interesse público; valorização da gestão pública e recusa de privatização.

Outras reivindicações passam por medidas de apoio efectivo aos pescadores e ao sector das pescas, pela cobertura total da rede de saneamento básico, nomeadamente em Laúndos, Estela e Balasar, e por obras urgentes na Escola Básica 1 Sininhos.

 



Mais artigos de: Nacional

Porta a Porta denuncia mais um esbulho do BCE e concentra-se hoje em Lisboa

No dia (15 de Junho) em que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou um novo aumento dos juros, o Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à habitação esteve em frente ao Banco de Portugal, na rua do Ouro, em Lisboa, e distribuiu folhetos a quem ali passava apelando à participação...

A JCP e o «Despertar da Alma Colectiva das Massas»

A JCP realizou no dia 6 de Junho, no Largo da Academia Nacional de Belas Artes, em Lisboa, uma sessão em torno dos 90 anos da publicação do livro «A Cultura integral do Individuo – problema central do nosso tempo», de Bento de Jesus Caraça, onde foi inaugurada a exposição temporária «Despertar...

URAP reclama Museu da Resistência Antifascista no Porto

Quando se aproxima o 50.º aniversário do 25 de Abril, um vasto conjunto de personalidades apelaram ao Governo e às chefias militares que «tomem as medidas necessárias» para que se «torne realidade» a criação, no edifício do Heroísmo, do Museu da Resistência Antifascista no Porto, sem prejuízo do projecto museológico em...

Exames agravam desigualdades

«Os Exames Nacionais são, como temos visto todos os anos com os rankings, um elemento agravador das desigualdades entre os estudantes», considera a Juventude Comunista Portuguesa, em comunicado assinado pela sua Coordenadora Nacional do Ensino Secundário, divulgado a propósito dos resultados das provas relativas ao ano...