Manifestação em Lisboa em defesa do SNS
No sábado, 3, centenas de pessoas desfilaram entre o Largo Camões e a Assembleia da República, em Lisboa, em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A acção, promovida pelo Movimento +SNS, contou com uma delegação do PCP, com Bernardino Soares, do Comité Central, e João Dias, deputado do PCP na Assembleia da República. Citado pela Lusa, Bernardino Soares criticou os contratos com os privados e sublinhou a necessidade de mais financiamento e de valorização das carreiras no sector, acusando Governo de andar «a entreter os sindicatos em negociações que depois não concretiza» em propostas, com vista a beneficiar o sector privado.
Num manifesto, intitulado «O SNS é um património moral irrenunciável da nossa democracia», refere-se que «o grande negócio da saúde não serve o interesse público» e exigem-se políticas públicas que assegurem o direito de todos à saúde».
Portimão
Para hoje, 7, estava prevista uma concentração, promovida pela Comissão de Utentes do SNS de Portimão, para exigir a reabertura na Maternidade e da Pediatria do Hospital daquele concelho.