Pelo PS, o Metro não avança até Loures
A CDU acusa o PS de se estar a preparar para meter «na gaveta» a extensão do Metro a Loures. Já no passado, recorda, num comunicado da semana passada, o PS «havia deixado cair a reivindicação do Metro a Loures», retomada com a gestão da CDU na Câmara Municipal e o envolvimento da população: em Janeiro de 2021, alcançou-se o compromisso do Governo e do Metropolitano com o estudo e a afectação de financiamento, por via do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)».
Mas nada foi feito em mais de um ano de mandato do executivo PS/PSD na Câmara Municipal, acusa a CDU: do presidente da CML, Ricardo Leão, apenas se ouviu preocupações com o financiamento deste projecto. Como nota a CDU, «seria de esperar que o Governo de maioria absoluta do PS e o executivo PS na Câmara Municipal de Loures fossem capazes de, em conjunto, construir a melhor solução para o concelho, ao invés de usar apenas a promessa vã, para ganhos eleitoralistas, como aconteceu com a vinda de António Costa a Loures, em Setembro de 2021 na campanha autárquica, para afiançar que o Metro a Loures iria acontecer.»
Agora veio o ministro do Ambiente «justificar» que o investimento destinado para a extensão do Metro «ultrapassa os valores previstos e inscritos no PRR e que o Governo admite fasear a sua concretização».
A CDU reclama do executivo municipal diligências junto do Metropolitano de Lisboa no sentido de serem estudadas as «melhores soluções técnicas de traçado, mitigadoras dos impactos inerentes ao metro ligeiro de superfície que permita o acesso das populações a este meio de transporte».