III Encontro pela Paz marcado para 28 de Outubro em Gaia

Depois de Loures, em 2018, e Setúbal, em 2021, é a vez de Vila Nova de Gaia acolher o Encontro pela Paz, promovido pelo CPPC em parceria com outras organizações e entidades. A terceira edição já tem data: 28 de Outubro.

A Constituição da República Portuguesa e a Carta das Nações Unidas são referências fundamentais

Realizado este ano em plenas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, que se assinalam em 2024, o III Encontro pela Paz terá como lema «Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!». O seu objectivo geral, lê-se no folheto, é «contribuir para a promoção e intervenção em defesa da paz e da cooperação internacional, pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, tendo presentes os princípios constantes na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas».

Este Encontro pela Paz surge da iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação, a que se juntaram diversificadas organizações sociais que, «na sua prática quotidiana, tomam clara e inequívoca posição pública contra a guerra e manifestam sincera determinação em defender os valores da paz e da solidariedade entre os povos».

Aderiram ao desafio de preparar e realizar o III Encontro pela Paz a Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), a Federação Nacional de Professores (Fenprof), a Juventude Operária Católica (JOC), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), o Movimento dos Municípios pela Paz, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente (MPPM), a Obra Católica Portuguesa de Migrações, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a Câmara Municipal de Setúbal, a Câmara Municipal de Évora (coordenadora em Portugal da Rede Mayors for Peace) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

O Encontro decorrerá entre as 10h30 e as 17h30 no Pavilhão Municipal Oliveira do Douro e funcionará em plenário, sendo convidadas a intervir organizações e personalidades sobre três temas centrais: paz e desarmamento; cultura e educação para a paz; e solidariedade e cooperação.

 

Artes plásticas e música

Entretanto, foi recentemente inaugurada a exposição «Revolução: 50 anos, 50 artistas», integrada na 5.ª Bienal de Arte Internacional Gaia 2023, que estará patente até 8 de Julho na Quinta da Fiação, em Lever, Vila Nova de Gaia, de terça-feira a domingo, entre as 14h30 e as 19h00. A curadoria é de Ilda Figueiredo, em representação do CPPC.

No sábado, 22, em Viana do Castelo, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe, a partir das 21h30, um Concerto pela Paz, promovido pelo CPPC com o apoio da Câmara Municipal e juntas de freguesia.

 



Mais artigos de: Nacional

Concentração em Lisboa pelo aumento das pensões

Quando se debatia a petição «Repor o poder de compra das pensões de reforma», centenas de reformados concentraram-se, no dia 12 de Abril, junto à Assembleia da República (AR) e exigiram um aumento mínimo de 60 euros para todas as pensões.

Aumentos das reformas insuficientes e em atraso

O PCP reagiu, no início da semana, 17, ao anúncio das medidas do Governo sobre o aumento do valor das pensões de reforma. Numa mensagem divulgada em vídeo nos canais próprios do Partido, Fernanda Mateus, da Comissão Política, começou por sublinhar que «a luta dos reformados vale a pena» e que é «determinante para...

Acção no dia 20 de Maio

No dia 20 de Maio, as cidades de Lisboa (Campo Pequeno, às 15h00), Porto (Hospital de São João, às 15h00) e Coimbra (Centro de Saúde Fernão de Magalhães, às 11h00) vão acolher uma marcha nacional «Pelo direito à saúde» e «Em defesa e pelo reforço do Serviço Nacional de Saúde» (SNS). O...

MDM lança petição à AR

O Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres, reunido no dia 15 de Abril, lançou uma petição à Assembleia da República (AR) visando discutir as condições essenciais ao combate ao agravamento das condições de vida das mulheres e à concretização da igualdade na vida. «O agravamento das condições de vida, o...

Investigadores exigem fim da precariedade na Ciência

Dezenas de investigadores com bolsa e contratados concentraram-se no Porto, no dia 13, pelo fim da precariedade na Ciência. Convocado pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), o protesto realizado junto ao Instituto de Investigação e Inovação em Saúde reivindicou a...

Pelo PS, o Metro não avança até Loures

A CDU acusa o PS de se estar a preparar para meter «na gaveta» a extensão do Metro a Loures. Já no passado, recorda, num comunicado da semana passada, o PS «havia deixado cair a reivindicação do Metro a Loures», retomada com a gestão da CDU na Câmara Municipal e o envolvimento da população: em Janeiro de 2021,...