III Encontro pela Paz marcado para 28 de Outubro em Gaia
Depois de Loures, em 2018, e Setúbal, em 2021, é a vez de Vila Nova de Gaia acolher o Encontro pela Paz, promovido pelo CPPC em parceria com outras organizações e entidades. A terceira edição já tem data: 28 de Outubro.
A Constituição da República Portuguesa e a Carta das Nações Unidas são referências fundamentais
Realizado este ano em plenas comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, que se assinalam em 2024, o III Encontro pela Paz terá como lema «Nos 50 anos de Abril, pela Paz todos não somos demais!». O seu objectivo geral, lê-se no folheto, é «contribuir para a promoção e intervenção em defesa da paz e da cooperação internacional, pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, tendo presentes os princípios constantes na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas».
Este Encontro pela Paz surge da iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação, a que se juntaram diversificadas organizações sociais que, «na sua prática quotidiana, tomam clara e inequívoca posição pública contra a guerra e manifestam sincera determinação em defender os valores da paz e da solidariedade entre os povos».
Aderiram ao desafio de preparar e realizar o III Encontro pela Paz a Confederação Portuguesa de Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN), a Federação Nacional de Professores (Fenprof), a Juventude Operária Católica (JOC), o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), o Movimento dos Municípios pela Paz, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente (MPPM), a Obra Católica Portuguesa de Migrações, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), a Câmara Municipal de Setúbal, a Câmara Municipal de Évora (coordenadora em Portugal da Rede Mayors for Peace) e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
O Encontro decorrerá entre as 10h30 e as 17h30 no Pavilhão Municipal Oliveira do Douro e funcionará em plenário, sendo convidadas a intervir organizações e personalidades sobre três temas centrais: paz e desarmamento; cultura e educação para a paz; e solidariedade e cooperação.
Artes plásticas e música
Entretanto, foi recentemente inaugurada a exposição «Revolução: 50 anos, 50 artistas», integrada na 5.ª Bienal de Arte Internacional Gaia 2023, que estará patente até 8 de Julho na Quinta da Fiação, em Lever, Vila Nova de Gaia, de terça-feira a domingo, entre as 14h30 e as 19h00. A curadoria é de Ilda Figueiredo, em representação do CPPC.
No sábado, 22, em Viana do Castelo, o Teatro Municipal Sá de Miranda acolhe, a partir das 21h30, um Concerto pela Paz, promovido pelo CPPC com o apoio da Câmara Municipal e juntas de freguesia.