Revolução cubana evocada em Lisboa
Um almoço na sede da Associação de Amizade Portugal-Cuba, com a participação de dezenas de pessoas, assinalou no dia 28 de Janeiro o 64.º aniversário do triunfo da Revolução cubana.
A embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmarí Diaz, dirigiu-se aos presentes para relatar a situação que se vive hoje no seu país, após dois anos de pandemia, vários desastres naturais e o incremento do criminoso e ilegal bloqueio imposto pelos EUA. Cuba tem enfrentado todos estes duros desafios, afirmou, valorizando a coragem e determinação do seu governo e do seu povo, bem como a solidariedade que tem chegado de todo o mundo, incluindo de Portugal.
Na iniciativa foi valorizado o trabalho da associação, que em 2022 promoveu três campanhas de solidariedade com Cuba, recolhendo 44 mil euros e mais de 300 quilos em medicamentos. O presidente, Augusto Fidalgo, referiu ainda que a solidariedade prosseguirá em 2023 e que a associação irá estar representada na XVI Brigada Internacional de Maio de Trabalho Voluntário e Solidariedade com Cuba.