Concluída mais uma fase do realojamento de Vale de Chícharos
O processo de demolição do bairro Vale de Chícharos, no Seixal, conheceu, nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, mais uma importante etapa, com o realojamento de mais 37 famílias, o que corresponde a 119 moradores. Com esta acção, fica concluída mais uma fase do realojamento, iniciada em Dezembro de 2018.
Em Novembro de 2017, o município procedeu ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos: 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal (CMS) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), homologado pela Secretaria de Estado da Habitação.
«O modelo de realojamento adoptado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade seixalense. Atendendo à dimensão e à complexidade deste processo, tendo em conta o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios, ficou definido que este procedimento seria realizado de forma faseada», esclarece a autarquia, que assumiu, face à situação, responsabilidades que competem ao Estado assegurar por inteiro.
Entretanto, a CMS vai continuar a trabalhar, em conjunto com o IHRU e o Ministério da Habitação, para proceder ao realojamento, o mais rápido possível, das 96 famílias que faltam realojar de Vale de Chícharos, prevendo concluir este processo, de forma faseada, até final de 2023, procedendo, após cada fase de realojamento, à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno.
O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da CMS ao Plano de Recuperação e Resiliência.