Concluída mais uma fase do realojamento de Vale de Chícharos

O processo de demolição do bairro Vale de Chícharos, no Seixal, conheceu, nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro, mais uma importante etapa, com o realojamento de mais 37 famílias, o que corresponde a 119 moradores. Com esta acção, fica concluída mais uma fase do realojamento, iniciada em Dezembro de 2018.

Em Novembro de 2017, o município procedeu ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos: 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas, e com direito a serem incluídas no processo de realojamento de acordo com o protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Seixal (CMS) e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), homologado pela Secretaria de Estado da Habitação.

«O modelo de realojamento adoptado foi o de aquisição e reabilitação de habitações dispersas pelo município com vista a uma integração plena dos moradores de Vale de Chícharos na comunidade seixalense. Atendendo à dimensão e à complexidade deste processo, tendo em conta o elevado número de famílias e a necessidade de uma rápida demolição dos edifícios, ficou definido que este procedimento seria realizado de forma faseada», esclarece a autarquia, que assumiu, face à situação, responsabilidades que competem ao Estado assegurar por inteiro.

Entretanto, a CMS vai continuar a trabalhar, em conjunto com o IHRU e o Ministério da Habitação, para proceder ao realojamento, o mais rápido possível, das 96 famílias que faltam realojar de Vale de Chícharos, prevendo concluir este processo, de forma faseada, até final de 2023, procedendo, após cada fase de realojamento, à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno.

O financiamento para este realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da CMS ao Plano de Recuperação e Resiliência.

 



Mais artigos de: Nacional

Utentes manifestam-se hoje em Portimão

A Comissão de Utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Portimão promove, hoje, 9, às 18h00, uma concentração, junto ao Hospital, contra o encerramento da Maternidade. PCP apela à organização e luta em defesa do SNS.

Obras na Linha do Oeste paradas há 10 meses

As obras de modernização e electrificação da Linha do Oeste, entre Meleças e Torres Vedras, estão paradas há 10 meses, sem que se vislumbre quando possam vir a ser reatadas.

Da vitória em Stalinegrado à luta de hoje pela paz

A Associação Iuri Gagárin promoveu, no dia 2, uma sessão evocativa dos 80 anos sobre a vitória do Exército Vermelho na batalha de Stalinegrado, que se transformou num vivo debate sobre a guerra e os caminhos para a paz.

Dias 11, 16, 17 e 18: «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz»

São já muitas as organizações, das mais variadas áreas de intervenção, que se associaram ao apelo do CPPC para a realização das acções públicas «Parar a guerra! Dar uma oportunidade à paz!», que terão lugar nos próximos dias. Do mundo do trabalho fizeram-no, até ao momento, a CGTP-IN, a União...

Revolução cubana evocada em Lisboa

Um almoço na sede da Associação de Amizade Portugal-Cuba, com a participação de dezenas de pessoas, assinalou no dia 28 de Janeiro o 64.º aniversário do triunfo da Revolução cubana. A embaixadora de Cuba em Portugal, Yusmarí Diaz, dirigiu-se aos presentes para relatar a situação que se vive hoje no seu país, após dois...

Concentração em Beja contra o roubo nas pensões e reformas

Mais de uma centena de pessoas participaram, sexta-feira, 3, numa concentração, nas Portas de Mértola, em Beja, para exigir do Governo «medidas excepcionais» que façam face ao «aumento galopante dos preços dos bens essenciais». No protesto, promovido pela Associação de Reformados,...